Doenças que nos cercam: A quebrada também morre pela boca

A visão de que o consumo de frutas, legumes e vegetais é fit, dieta ou alimentação de playboy está nos cegando e matando a quebrada

1 abr 2022 - 05h00
(atualizado às 15h59)
Foto: Vegano Periférico

É impressionante como toda semana algumas pessoas à nossa volta são diagnosticadas com alguma doença relacionada a péssima alimentação. E o pior é a forma como lidam com isso, pois agem como se fosse algo natural e inevitável, acreditam que a idade vai te trazer uma doença e não importa o que você faça você vai sofrer.

Sabemos que muitas doenças têm origem genética e de fato são inevitáveis, mas estudos recentes mostram que uma má alimentação mata mais do que o uso de cigarros.

Publicidade

Essa visão de que o consumo de frutas, legumes e vegetais é fit, dieta ou alimentação de playboy está nos cegando e mantendo a quebrada morrendo pela boca.

Se alimentar de forma consciente não é e não deve ser uma parada exclusiva de uma elitizinha minúscula, porque como mostrou um estudo publicado no periódico científico da The Lancet, uma em cada cinco mortes ocorridas em 2017 estava associada ao consumo excessivo de sal, açúcar ou carne, ou por carência de cereais integrais e frutas. E sabemos quem mais sofre com isso. Negar esse problema é ser complacente com o nutricídio nas periferias e favelas.

#SouEunoCorre

Se você tem um negócio, é artista ou líder comunitário que faz a quebrada acontecer, clique nesse link e saiba como divulgar seu corre no Instagram do Terra.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações