Essa iguaria que é muito popular no Brasil todo, conhecida como Canjica ou Mungunzá, é feita com grãos do milho-branco ou amarelo. Não tem como pensar em festa junina e não pensar nesse doce tão tradicional da nossa terra.
Como já colocamos aqui na coluna que diversos preparos no Brasil, e principalmente no mês junino são feitos sem nada de origem animal, o munguzá geralmente é cozido em um caldo com leite de coco, açúcar, canela em pó ou em pau e cravo da índia. E é um prato que pode ser considerado vegano, e é típico da culinária brasileira.
Diferente dos preparos que são feitos especificamente para o mês junino, o mungunzá é apreciado o ano todo e em todas as regiões do país, cada um com a sua particularidade.
Aqui optamos por utilizar os dois nomes mais comuns, levando em consideração que cada região do país usa um termo diferente. No Nordeste do Brasil, é amplamente conhecido como Munguzá. No Sul e no Sudeste, e também no Distrito Federal, é conhecido como Canjica ou Canjicão. Já no Maranhão e no Piauí é conhecido como mingau de milho, e mais especificamente no estado do Pará é conhecido como mingau de milho-branco.
RECEITA
INGREDIENTES:
300g de milho-branco
500ml de leite de coco
½ xícara de açúcar
4 paçocas
Água do cozimento
Canela em pau a gosto
Cravo da índia a gosto
Se liga no modo de preparo
1. É aconselhável deixar o grão de molho por pelo menos 8h antes de preparar a canjica
2. Depois desse processo bora levar esses grãos para uma panela de pressão e cozinhar por aproximadamente 50 minutos
3. Assim que cozinhou, e os grãos estão com a textura perfeita, é hora de reservar a água do cozimento (vamos utilizar ela no processo)
4. Logo após, em uma panela, misture o leite de coco e o açúcar ao milho cozido, coloque a canela em pau e o cravo e mexe bem
5. Agora entra a água do cozimento, vá adicionando a água aos poucos até ficar na textura que desejar
6. Em fogo baixo, deixe ferver por 5 minutos, assim que engrossar é hora de colocar as paçocas. Está pronto!