A tradição praticada pelos brasileiros, de comer lentilha na passagem do ano tem o objetivo de atrair prosperidade e abundância financeira. Pesquisamos e descobrimos que a origem desta tradição é italiana, tendo sido trazido ao Brasil pelos imigrantes.
No passado, não tínhamos o costume de comer lentilha, porém, quando chegava próximo ao final do ano, nossa família comprava e preparava de várias formas, assim, que o relógio marca meia-noite, segundo a tradição, comer lentilha é sinônimo de fartura.
Para além da tradição, quando nos tornamos veganos, começamos a consumir lentilhas com frequência, e descobrimos que esse grão além de ser extremamente nutritivo, é também versátil, prático de produzir e delicioso.
Uma das receitas que mais gostamos de fazer com a lentilha é o hambúrguer, e já que a ocasião nos permite, ensinaremos uma receita acessível, sem nada de origem animal, saborosa e muito nutritiva.
RECEITA
Ingredientes:
1 xícara de lentilha comum
1 xícara de farinha de aveia
1 Cenoura ralada
50g de farinha de trigo
10g Páprica defumada
5g de fumaça em pó
5g Açafrão
10g de chimichurri
1 Cebola
2 dentes de alho
1 ramo de salsinha e cebolinha
Sal a gosto
2 Colheres de sopa de óleo
Se liga no modo de preparo:
1. Deixe a lentilha de molho por 12h (da noite para o dia)
2. Cozinhe a lentilha com a quantidade de água que cubra um dedo acima dos grãos
3. Bata a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha, e o óleo no liquidificador, até formar uma pasta de tempero
4. Misture a farinha de aveia com a lentilha e mexa até formar uma massa (se estiver um pouco seca, pode colocar um pouco de água), acrescente a pasta de cebola, o sal e os demais temperos e mexa bem
5. Acrescente a farinha de trigo gradualmente
6. Leve para a geladeira por uns 30 minutos
7. Modele até formar discos de hambúrguer e está pronto
Pega a visão:
Deixar a lentilha 12h de molho elimina antinutrientes e facilita o processo de cozimento para não encharcar o grão.
Se você não tiver tempo para deixar de molho, pode fazer sem ficar de molho, ou deixar no máximo 2h funciona também. Se adaptar é fundamental.
Esse hambúrguer dura muito tempo no congelador, então faça em abundância e congele para consumir ao longo da semana, quebra um galho na correria do dia a dia e na dificuldade de preparar alimentos frescos.