A cozinha vegana é uma expressão vibrante de diversidade e criatividade. Ao contrário de uma dieta baseada em produtos de origem animal, que em sua maioria é monótona e sem muita diversidade.
Se engana quem pensa que uma alimentação sem ingredientes de origem animal, por ela ser bastante diversa e criativa, ela é complicada, muito pelo contrário. Um excelente exemplo disso é o nosso hambúrguer de ervilha empanado com a crocante farinha panko.
Com ingredientes simples que você pode encontrar em qualquer região do país, um pouco de tempo livre, e sua trilha sonora favorita, que pode ser um bom episódio de podcast, você pode preparar deliciosos hambúrgueres veganos, sem crueldade e sofrimento animal.
Não precisa ser complicado parar de consumir animais e derivados. Tudo depende de como encaramos isso.
Entendemos que muitas pessoas desejam conveniência e tudo mais rápido e fácil na palma da mão, e compreendemos bem isso, pois esse sistema econômico funciona dessa forma, tudo tem que ser rápido, a comida tem que ser embalada, não podemos perder tempo cozinhando, aliás, nem tempo temos para perder.
Mas também entendemos que dedicar um tempo para preparar uma refeição pode ser extremamente gratificante. Então vem com nós aprender que cozinhar pode ser mais rápido e prazeroso do que você imagina.
INGREDIENTES:
1 pacote de ervilha
1 cebola média bem picada
2 xícaras de aveia
1 xícara (chá) de cheiro verde picado
½ xícara de farinha mandioca
Páprica defumada a gosto
Pimenta-preta a gosto
Uma pitada de açafrão
Sal a gosto
Alho a gosto
Meio limão grande
Se liga no modo de preparo:
1. Deixar a ervilha de molho por pelo menos 8 horas.
2. Escorra toda a água e lave bem a ervilha.
3. Na sequência, doure o alho e a cebola e refogue a ervilha.
4. Acrescente todos os temperos, o limão, o sal e a água.
5. A ervilha precisa ser bem cozida, mas sem perder sua característica.
6. Após o cozimento, desligue o fogo, escorra a água e espere esfriar.
7. Deixe a ervilha esfriando, e processe a aveia até torná-la uma farinha.
8. Depois, é só acrescentar a farinha de aveia e a farinha de mandioca e modelar até formar hambúrgueres consistentes.
9. Por último, separe um prato com farinha de trigo e água, e um potinho com panko. É só empanar e fritar em óleo bem quente e está pronto. Bom apetite.
Se liga:
Sugerimos fazer uma grande quantidade deste hambúrguer e congelar para consumir ao longo da semana. Dependendo da quantidade que você preparar, dá para deixar os hambúrgueres congelados e consumir ao longo do mês.
Se não quiser fritar o hambúrguer, o melhor é não empanar, e levar ao forno bem quente, ou fazer em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo.