O leite mais barato que existe é vegano, aprenda a fazer

Quando o assunto é leite, a única imagem que vem em nossa mente é o leite de vaca, porém, existem diversas alternativas de leite vegetal

30 nov 2022 - 05h00
Foto: CanvaPro

Recentemente fizemos uma publicação no Instagram da 'Vegano Periférico' e colocamos uma enquete perguntando o porquê a maioria das pessoas não faz leite vegetal em casa e adivinha a resposta mais votada? ''Não tenho tempo''. Aqui ensinaremos o leite de aveia com umas dicas para facilitar o preparo.

Então, além de ensinar a receita do leite de aveia, mostraremos como otimizar o tempo e não ter que ficar o dia todo na cozinha. Às vezes temos a ideia de que algo é difícil ou demorado sem ao menos tentar, e garantimos que é o caso desse leite aqui.

Publicidade

Nesta receita a aveia poderia ficar de molho por 1h, 2h, 4h que fosse, no entanto, para economizar tempo e não precisar ficar esperando tudo isso no mesmo dia, você pode deixar a aveia de molho da noite para o dia, bater e coar seu leite assim que acordar. Se bem manipulado, ele dura até 4 dias na geladeira.

Ingredientes:

1 xícara de aveia em flocos fino ou grosso

5 xícaras de água 

Publicidade

6 pedras de gelo

Pitada de sal

Modo de preparo:

1. Deixe a aveia de molho em 2 xícaras de água da noite para o dia 

2. No dia seguinte, acrescente 3 xícaras de água, a pitada de sal e as 6 pedras de gelo, bata por 3 minutos

3. Transfira o leite para uma peneira ou voil (voal), coe e está pronto 

Se liga:

Pode tomar com cacau e açúcar, usar para fazer bolo, mingau. Em outra oportunidade vamos postar aqui um queijo que criamos recentemente com esse leite de aveia.

Publicidade

Aqui em casa nós já batemos ele todo com cacau e açúcar e deixamos na geladeira só para tomar. Só quando vamos usar para preparar receitas que guardamos puro.

O litro do leite de aveia caseiro sai no máximo R$ 1,50 (comprando a aveia a granel e não em supermercados). Tem um vídeo no instagram do @TerraComunidade que falamos sobre isso, confere lá.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações