O melhor bolo de cenoura vegano para o dia das crianças

Na semana da criança, nada melhor do que fazer um bolo de cenoura vegano maravilhoso para geral se lambuzar.

11 out 2022 - 05h01
(atualizado às 15h52)
Foto: Canva Pro

Em homenagem a semana das crianças, não poderíamos deixar de publicar a receita do bolo mais popular no Brasil e que todos amam, crianças e adultos, seja com calda de chocolate ou simples sem cobertura.

Quando eu e meus irmãos éramos crianças, a nossa mãe Dona Regina fazia uma forma enorme de bolo de cenoura com muita cobertura e antes mesmo dele esfriar metade da forma já tinha sido devorada.

Publicidade

Aquele bolo fofo, bem cor de laranja, com uma cobertura brilhante que só de pensar me vem à memória de cada momento da infância. É inesquecível a lembrança da sensação de chegar da rua após ter passado o dia todo soltando pipa e jogando bola e sentir aquele cheiro de bolo no forno. Que alegria que dava! Tomava banho contando os minutos para pegar um pedaço.

Não poderia fugir do clichê aqui e dizer que o bolo de cenoura da nossa mãe era o melhor de todos, mas depois que descobrimos a forma com que os animais são tratados em granjas e na indústria leiteira, ficou impossível continuar comendo ovos e leite, mesmo contendo em algumas receitas de bolos, tortas entre outros. 

Não demorou muito e aprendi um bolo de cenoura maravilhoso que não precisa de ovos de galinhas e nem leite de vacas, e posso dizer que a primeira vez que eu comi lembrei imediatamente do melhor bolo de todos (o da Dona Regina). 

Aqui vamos te ensinar um bolo fofo, bem cor de laranja, com uma cobertura brilhante pra ficar na memória de qualquer criança, só que vegano. 

Publicidade

Receita massa: 

2 xícaras de farinha de trigo (usamos caneca)

1 xícara de chá de açúcar (usamos caneca) 

3 cenouras médias 

½ xícara de óleo 

100 ml de leite vegetal ou água 

1 colher de sopa de fermento químico

Uma pitada de sal

Publicidade

Se liga no modo de preparo:

1. Bate no liquidificador o leite (ou a água), o óleo e as cenouras picadas sem a casca. Bate bastante para não ficar pedaços

2. Depois despeje o líquido do liquidificador em uma tigela com o açúcar e mexa até dissolver tudo. Acrescente o sal.

3. Na sequência coloque a farinha de trigo gradualmente e vai mexendo. 

4. Por último coloque o fermento químico e mexa, coloque a massa numa forma untada com óleo e farinha, leve ao forno pré-aquecido em 180C por aproximadamente 40 minutos (pode chegar até 1h dependendo do forno).

Receita da cobertura: 

8 colheres de sopa de água ou leite vegetal 

Publicidade

1 xícara de chocolate em pó 

2 colheres de sopa de óleo ou margarina vegetal (sem leite) 

1 xícara de chá de açúcar (evitamos usar o refinado)

Uma pitada de sal

Se liga no preparo da cobertura: 

1. Leve todos os ingredientes em uma panela e coloque em fogo baixo/médio

2. Mexa bem até a calda engrossar

3. Tire do fogo e coloque no bolo

Publicidade
Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se