O pão de queijo faz parte do dia a dia do brasileiro, seja de manhã, à tarde ou à noite, não tem hora pra comer pão de queijo. Lembro da época que comprávamos pão de queijo no terminal de ônibus antes de ir para o trabalho, até hoje temos essa lembrança fresca na memória.
Quando paramos de consumir leite e derivados não queríamos abandonar o pão de queijo. A nossa sorte foi descobrir que a base do pão de queijo não é o queijo e sim o polvilho, que é um derivado da mandioca, e não contém nada de origem animal. Com essa informação ficou fácil testar e reproduzir receitas em casa. Hoje trouxemos uma receita muito fácil e prática de fazer.
Você sabia?
O polvilho doce tem a função de deixar o preparo mais puxa puxa. O polvilho azedo tem a função de deixar mais aerado e com a casquinha mais crocante. A junção dos dois deixa o pão de queijo perfeito. E apesar do nome, não precisamos de queijo para comer um pãozinho saboroso. Aliás, não precisamos de absolutamente nada de origem animal para fazer boas comidas e bons preparos, só precisamos de informação e um pouco de técnica.
Ingredientes:
1 xícara e meia de polvilho doce
1 xícara e meia de polvilho azedo
1 xícara de água quente (do cozimento)
sal a gosto
⅓ xícara de óleo
2 xícaras de mandioca
Se liga no processo:
1. Cozinhe a mandioca em uma panela de pressão
2. Amasse a mandioca até virar um purê (separe)
3. Numa tigela, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o óleo, o sal e a água quente do cozimento e misture (é importante escaldar o polvilho antes, por isso é melhor acrescentar a água quente primeiro, e depois a mandioca).
4. Adicione o purê de mandioca e mexa até obter uma massa uniforme
5. Reserve a massa para esfriar um pouco
6. Corte a massa e faça bolinhas do tamanho que preferir
7. Preaqueça o forno a 180°C
8. Separe as bolinhas numa forma redonda e leve ao forno preaquecido em 180°C por aproximadamente 25 minutos (se precisar pode deixar mais)
9. Está pronto
O ponto da massa é o ponto de massinha de modelar.