Há 20 anos a BdR atua como pioneira e disseminadora da cultura de batalha de MCs no Brasil. A Batalha do Real foi responsável pela difusão e integração no mercado de inúmeros artistas que compõem o cenário do Rap nacional como Emicida (SP), Xamã (RJ), Filipe Ret (RJ), Diomedes (PE ), Criolo (SP), Flora Matos (DF) entre muitos outros nomes importantes para a cultura.
Protagonista na criação de Decretos Municipais, como os de números 41703 e 36201 que criaram o programa de desenvolvimento cultural carioca de ritmo e poesia e favorecem a todos da área cultural.
A Batalha do Real
A Batalha do Real é a mais tradicional do Brasil, representa a cidade e o estado, atuando há 20 anos no desenvolvimento de artistas locais e formação de público para eventos culturais em geral pela capital carioca: possibilitou que pessoas vivenciassem experiências únicas de enriquecimento sociocultural e profissional e disseminou uma metodologia que é seguida por batalhas e rodas de rima pelo país.
A equipe já atua no cenário cultural há 25 anos e foi a idealizadora desta atividade que deixou um legado espalhado por todo o Brasil através de inúmeras batalhas de rima que seguem o formato estabelecido pela Tradicional Batalha do Real.
Hoje ela segue frequentemente mencionada na imprensa por pesquisadores e artistas que passaram pelo seu palco ou ainda frequentaram como público, sonhando um dia se apresentar no palco mais sagrado das batalhas de rima no Brasil.
Relevância e consistência
A relevância da BdR transcende o Hip Hop e seu modelo de ocupação de espaços públicos ressalta a responsabilidade ambiental desde a cenografia ao gerenciamento de resíduos gerados pelo evento.
Cada etapa do projeto envolve, no mínimo, 50 postos de trabalho, entre produção e artistas, o que contribui com o desenvolvimento da economia local e um circuito cultural ainda maior em todo o estado.
Batalha do Real Representa, Imperator, RJ, 2017Foto: Lucas Cellier
"A Batalha do Real segue em constante evolução e adaptação, processo de reenergização da cultura das batalhas de Mcs e da revitalização da Lapa, são fundamentos culturais que temos no nosso DNA. Para essa temporada, estamos abraçando a diversidade, usando o poder da nossa marca para alavancar novos talentos, como sempre fizemos em nossa trajetória de 19 anos. Espero ver batalhas com muita criatividade, eventos divertidos e intensos" - Aori Sauthon / Fundador e idealizador da Brutal Crew e BdR.
Confira algumas fotos clássicas da BdR:
Belo Horizonte, 18/08/07
Desafio de mcs red bull no lapa multishow.
FOTO: Marcus Desimoni / Agência Nitro
Créditos em ordem: Bdog, Jozzu, Henrique Madeira e Marcus Desimoni, (Acervo Brutal Crew)