Segundo representante do estudo, “muitos influenciadores negros ainda são sub-representados em campanhas de marcas de luxo, mesmo sendo personalidades e celebridades”, constatação preocupante, especialmente no Dia da Consciência Negra.
Jogadores de futebol se destacam entre as personalidades negras brasileiras com maior audiência nas redes sociais, seguidos por humoristas, atrizes e cantoras pop.
Levantamento da NetCos, agência especializada em marketing de influência, considera profissionais em diferentes segmentos, além de pessoas que têm a criação de conteúdo como principal atividade.
A empresa fez dois rankings, tendo a audiência do Instagram como plataforma de referência. No Dia da Consciência Negra é importante conhecê-los.
Influenciadores negros
Um dos rankings, Top 10 Influenciadores Negros, inclui figuras reconhecidas por suas carreiras artísticas ou esportivas. Esses influenciadores têm grandes números de seguidores, acima de 10 milhões.
Eles apresentam uma conexão com o público associada, principalmente, à admiração pela sua atuação fora das redes sociais. Um dado relevante para pensar neste Dia da Consciência Negra: a presença de jogadores de futebol ocupa os quatro primeiros lugares.
Neymar: com 226 milhões de seguidores, ocupa com folga o topo da lista;
Ronaldinho Gaúcho: 76 milhões;
Marcelo: 68 milhões;
Vini Jr.: 52 milhões;
Apenas em 5º aparece o primeiro não atleta:
Tirullipa: 31 milhões de followers;
Juliana Paes: 30,7 mi;
Ludmilla: 30,6 mi;
Jojo Todynho: 30,5 mi.
Fechando a lista, mais um jogador de futebol:
Ronaldo Fenômeno: 29,7 mi;
Iza: 22,2 mi.
Criadores de conteúdo
Em outro ranking, Top 10 Influenciadores Negros - Criação de Conteúdo Digital, considera pessoas que tem a criação de conteúdo como principal função. São eles:
Luva de Pedreiro: 21,8 milhões de followers;
Boca de 09: 11,2 mi;
Junior Caldeirão: 10,7 mi;
Tet - Mateus Machado: 9,1 mi;
Manoel Gomes: 7,5 mi.
Apenas na 6ª posição aparece a primeira mulher:
Julia Ingrid: 5,5 milhões;
Ney Lima: 5,3 mi;
Cristian Bell: 5,2 mi;
Bia Bem: 5,2 mi;
Vini - Jacinto Manto: 5,2 mi.
Marta Cardoso, da NetCos, diz sobre a lista algo que faz pensar, especialmente no Dia da Consciência Negra. Segundo ela, “muitos influenciadores negros ainda são sub-representados em campanhas de marcas de luxo, mesmo personalidades e celebridades”.
Para definição dos perfis participantes, o levantamento considerou os parâmetros de identidade étnico-racial definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera como “negras” as pessoas de pele parda ou preta.