Jovens mostram no TikTok lugares simbólicos de onde moram

Com mais de 500 mil visualizações, conteúdos virais sobre Diadema, São Mateus e Vila Clara geram identificação entre os usuários da rede social

9 ago 2022 - 16h15
(atualizado em 17/8/2022 às 11h36)

Se engana quem pensa que o TikTok é uma rede social só de dancinhas. Com várias trends (vídeos que se tornam virais entre os usuários), uma que tem feito sucesso nas últimas semanas é a "POV: você mora em…". Do inglês "Point of View", as imagens mostram o ponto de vista de uma pessoa sobre o lugar onde ela mora, acompanhadas da música "Só Depois" do Grupo Revelação.

Os vídeos têm o mesmo formato e apresentam pontos considerados símbolos daquela região, como, por exemplo, uma tabacaria, uma praça onde os moradores podem trombar com os amigos e um shopping que serve para aquele rolezinho.

Publicidade

De Diadema, na região metropolitana de São Paulo, o influenciador Pabllo Henrique Fields, 20, quis mostrar as peculiaridades da cidade e apresentar ao mundo que o lugar tem pontos turísticos.

"Para quem vier para cá, vai poder conhecer a nossa famosa Praça da Moça ou o nosso Shopping Popular. É uma forma de tirar a visão ruim que as pessoas têm de onde eu moro", revela.

Pabllo listou um parque, uma praça e dois shoppings no vídeo sobre Diadema @Arquivo pessoal
Pabllo listou um parque, uma praça e dois shoppings no vídeo sobre Diadema @Arquivo pessoal
Foto: Agência Mural

O vídeo dele atualmente tem mais de 210 mil visualizações e comentários sobre a identificação dos moradores com os lugares escolhidos pelo influenciador. "O que o pessoal mais comentou foi onde eles costumam frequentar, de saber que estudam na mesma escola. Foi uma troca legal de figurinhas", conta Pabllo.

Em São Mateus, na zona leste da capital paulista, a estudante de enfermagem Lara Oliveira, 18, também quis participar da trend. A repercussão de 40 mil visualizações surpreendeu a jovem, que mora desde pequena no bairro com a família.

Publicidade

"Conheço cada cantinho desse lugar, fico muito feliz em ver o bairro conquistando cada vez mais [avanços]. Por exemplo, o monotrilho fez a total diferença na vida dos moradores", destaca.

Já na zona sul de São Paulo, especificamente no Jardim Miriam e na Vila Clara - que fazem parte dos distritos de Cidade Ademar e Jabaquara, respectivamente -, Lívia Almeida, 20, estudante de psicologia e designer de sobrancelhas, afirma que a troca que teve com os usuários nos comentários foi incrível, mesmo não sabendo que tinha tantos "vizinhos" assim.

"Não esperava toda essa repercussão, fiquei realmente muito surpresa porque são muitas pessoas que moram aqui e eu não conhecia. Troquei ideia com muitas delas, foi muito bom", comenta.

Colocando dois bairros em um único vídeo, Lívia explica que o motivo foi a proximidade entre eles, o que justifica as 254 mil visualizações. "Um está ligado ao outro, e quem cresce em uma quebrada sempre vai andar na outra. Eles têm uma relação entre si."

Publicidade
Lívia conheceu alguns “vizinhos” por meio do vídeo sobre a Vila Clara e o Jardim Miriam @Arquivo pessoal
Foto: Agência Mural

Juntos, os vídeos dos três tiktokers somam 504 milvisualizações, mas o que importa mesmo é o que eles representam para quem mora nas periferias, segundo a estudante.

"Acho importante não negar as nossas origens. Foi aqui que aprendi o respeito ao próximo, a compartilhar as coisas e pensar que a quebrada não é só treta, tem muito talento aqui"

Lívia Almeida, estudante

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se