Universo nerd e geek das quebradas amplia espaço e se firma como iniciativa cultural de credibilidade, muito distante da imagem do nerd enquanto a maior vítima de bullying nas escolas.
Em 2019, era uma feira de quadrinhos com dez pessoas e R$ 10 mil reais. Nesta quarta edição, a Perifacon tem duzentos convidados, mais de dez patrocinadores, recebe artistas de doze estados e desenvolve projetos paralelos, como podcast e atividades em escolas.
Em 2024, o evento vai acontecer, pela primeira vez, em dois dias, no final de semana de 27 e 28 de julho, na Fábrica de Cultura de Diadema.
“É a grande celebração, tem famílias com crianças, jovens, adultos, senhorinhas vestidas de Batman”, comemora Andreza Delgado, diretora criativa Perifacon.
A Fábrica de Cultura de Diadema, no centro da cidade, foi a primeira instalada fora da capital paulista. Segundo o superintendente André Vilela, “a ideia é trazer a periferia para o centro, e fazer do centro uma vitrine da periferia”.
Veja algumas novidades da programação da Perifacon 2024:
- A artista Nazura lança RPG;
- Haverá celular para jogar Free Fire, um jogo muito querido na quebrada, e um painel relacionado ao assunto;
- Dubladores do seu Madruga e Chiquinha, do Chaves, e de Sasuke e Jiraiya, estarão presentes;
- 40 estúdios de jogos independentes mostrarão ses trabalhos, divididos em dois dias de evento;
- Haverá 140 artistas no Beco da Perifacon, oriundos de 12 estados;
- Bate papo sobre Batman e dois painéis para celebrar os dez anos de Irmão do Jorel, série de desenho animado criada por Juliano Enrico;
- Turma da Mônica, “que está virando um clássico na Perifacon”, diz Andreza Delgado;
- Bate papo sobre Hip Hop Genealogia, livros de HQ sobre a história do movimento cultural. Os convidados são KL Jay, Brisa Flow, Liv Brandão e Mateus Potumati, tradutor da obra de Ed Piskor no Brasil.
- Haverá estande de acessibilidade para centralizar ações e realizar um mapeamento para melhorar no quesito e organizar o evento do próximo ano;
Mais spoilers da programação aqui.