Sucesso nas manhãs do SBT nas décadas passadas, o herói Super Choque foi o escolhido para protagonizar o pôster da segunda edição da PerifaCon. Após dois anos sem o evento por conta da pandemia de Covid-19, a "Comic-Con das Periferias" será realizada em 31 de julho, na Fábrica de Cultura da Brasilândia, na zona norte de São Paulo.
A escolha pelo jovem herói negro da DC Comics foi fruto da parceria da PerifaCon com a Warner Bros., uma das marcas que estarão presentes na programação do evento. O pôster foi desenhado por Jefferson Costa, quadrinista de São Miguel Paulista responsável pela adaptação do personagem Jeremias para a coleção Graphic MSP.
Além da WB, a organização da PerifaCon já anunciou a presença de grandes editoras como a Companhia das Letras, a Aleph e a Jambô.
"A galera da quebrada compra e quer ter acesso a essas coisas. Muitas pessoas, às vezes, conseguem acesso a uma editora no evento (PerifaCon), o que é muito importante para fazer a economia local circular cada vez mais", afirmou Andreza Delgado, uma das organizadoras e líderes da convenção, durante coletiva de imprensa online concedida nesta quinta-feira (14).
"Também chamamos o pessoal local do bairro para participar e atuar na praça de alimentação, o que faz essa roda girar ainda mais", conclui.
O evento também contará com o retorno do "Beco dos Artistas", inspirado no "Artist's Valley", uma tradição das Comic-Con ao redor do mundo. O espaço será exclusivo para a venda de quadrinhos e produtos de artistas independentes, vários deles de origem periférica.
Outro sucesso da primeira edição que estará de volta é a exposição Rap em Quadrinhos, que transforma os astros do rap nacional em heróis. A convenção também contará com a exposição do artista Marcelino Melo, mais conhecido como Nenê e criador do projeto Quebradinha, famoso pelas miniaturas de casas de bairros periféricos.
A programação de painéis do evento está sendo divulgada aos poucos, mas já foram confirmadas palestras da Mauricio de Sousa Produções, empresa responsável pelos conteúdos da Turma da Mônica, e da Copa Studio, criadora da animação brasileira Irmão do Jorel.
A primeira edição da PerifaCon foi em 2019, também em uma Fábrica de Cultura, a do Capão Redondo. A convenção recebeu cerca de 3 mil pessoas, menos da metade da expectativa para esta edição, que será de 10 mil.
Para evitar filas na entrada do local no dia 31, a PerifaCon recomenda que o visitante faça o credenciamento gratuito no site do evento.
Endereço: Fábrica de Cultura da Brasilândia - Av. General Penha Brasil, 2508
Horário de funcionamento: Dia 31 de julho (domingo), a partir das 9h
Preço: Gratuito