Sucesso de público na única edição até aqui, a PerifaCon, que ficou conhecida como “a Comic Con das Favelas”, abre as portas para receber novamente os nerds de quebrada no domingo (31) na Fábrica de Cultura da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, das 9h às 21h.
Com a proposta de promover um evento geek na periferia, a PerifaCon ocorreu pela primeira vez em outra Fábrica de Cultura, a do Capão Redondo, na zona sul, em março de 2019.
As principais características de uma grande convenção nerd, como os tradicionais CCXP e o Anime Friends, estiveram presentes: bandas tocando músicas de filmes e desenhos, concurso de cosplays, mesas de RPG (role-playing game), venda de quadrinhos e palestras com artistas.
Enquanto a entrada mais barata para a CCXP 2022, em dezembro, está saindo por R$ 130, um valor inacessível para boa parte do público, o ingresso para a PerifaCon é gratuito. Essa facilidade de acesso é um das missões da organização do evento, somando também a valorização da cultura nerd e periférica.
Um dos destaques da edição de 2019, e que estará novamente presente na Brasilândia, foi justamente a exposição Rap em Quadrinhos, parceria do youtuber Load com o cartunista Loud, em que grandes nomes do rap nacional viraram capas de revistas de super-heróis.
Dois espaços que também caíram no gosto do público foram o “Beco dos Artistas”, onde dezenas de artistas podiam vender livros e quadrinhos independentes, e a sala dos games, onde os frequentadores tinham a oportunidade de experimentar jogos produzidos por designers periféricos.
A edição anterior do evento atraiu cerca de 4 mil pessoas para o prédio da Fábrica de Cultura do Capão Redondo. Durante a parte da tarde, foi necessário proibir a entrada de mais pessoas porque o espaço já havia atingido a lotação máxima.
A escolha pela Fábrica de Cultura da Brasilândia visa justamente evitar que algo semelhante aconteça. O espaço é maior que a unidade do Capão e a expectativa da organização é receber um público de 10 mil pessoas.
A PerifaCon chegou a anunciar uma segunda edição para 2020, no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, mas precisou cancelar o evento por conta da pandemia de Covid-19.
Desde então, os organizadores do evento passaram a se dedicar também à produção de conteúdo, formação para quadrinistas periféricos e na profissionalização da própria convenção. A PerifaCon da Brasilândia promete ter mais marcas participantes que a edição no Capão Redondo.
Entre as grandes empresas que já foram confirmadas na convenção estão a Mauricio de Sousa Produções, a Warner Bros. e a editora Companhia das Letras.