Para entrar no mapa, roda de samba precisa estar em atividade há, pelo menos, dois anos, além de outras exigências. Divulgação do mapeamento, a escolha da corte carnavalesca e outras ações oficiais recentes são parte do esquenta para o Carnaval 2025.
Se você se perguntar, afinal, quantas rodas de samba existem no Rio de Janeiro, o mapeamento da prefeitura da capital, que acaba de ser publicado, responde: ao menos 150, considerando somente os espaços públicos.
55 novas rodas de samba foram incluídas no mapa, cuja versão anterior é de 2021. O levantamento é realizado a cada dois anos. Ele organiza burocraticamente as rodas de samba em locais públicos.
Para entrar no mapa, a roda precisa estar em atividade há, pelo menos, dois anos, e comprovar vínculo como território. Critérios como a experiência cultural dos responsáveis e análise de portfólio entram na avaliação.
Funcionários da prefeitura, subprefeituras e representantes da Associação Rede Carioca de Rodas de Samba realizam as escolhas. Incluídas na lista, as rodas de samba são mapeadas e certificadas.
A divulgação do mapeamento, a escolha da corte carnavalesca e outras ações oficiais recentes são parte do esquenta para o Carnaval 2025 do Rio de Janeiro.