Rio de Janeiro tem 150 rodas de samba em espaços públicos; veja mapa

Mapeamento da Secretaria Municipal de Cultura aponta atuação de 55 novas rodas em comparação com a versão anterior

25 nov 2024 - 16h34
Resumo
Para entrar no mapa, roda de samba precisa estar em atividade há, pelo menos, dois anos, além de outras exigências. Divulgação do mapeamento, a escolha da corte carnavalesca e outras ações oficiais recentes são parte do esquenta para o Carnaval 2025.
Roda Pastoras de Aquilah, uma das 150 rodas de samba mapeadas pela prefeitura do RJ. Para entrar no mapa, tem que estar na rua.
Roda Pastoras de Aquilah, uma das 150 rodas de samba mapeadas pela prefeitura do RJ. Para entrar no mapa, tem que estar na rua.
Foto: Divulgação

Se você se perguntar, afinal, quantas rodas de samba existem no Rio de Janeiro, o mapeamento da prefeitura da capital, que acaba de ser publicado, responde: ao menos 150, considerando somente os espaços públicos.

55 novas rodas de samba foram incluídas no mapa, cuja versão anterior é de 2021. O levantamento é realizado a cada dois anos. Ele organiza burocraticamente as rodas de samba em locais públicos.

Publicidade

Para entrar no mapa, a roda precisa estar em atividade há, pelo menos, dois anos, e comprovar vínculo como território. Critérios como a experiência cultural dos responsáveis e análise de portfólio entram na avaliação.

Funcionários da prefeitura, subprefeituras e representantes da Associação Rede Carioca de Rodas de Samba realizam as escolhas. Incluídas na lista, as rodas de samba são mapeadas e certificadas.

A divulgação do mapeamento, a escolha da corte carnavalesca e outras ações oficiais recentes são parte do esquenta para o Carnaval 2025 do Rio de Janeiro.

Fonte: Visão do Corre
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações