Daniel Paixão, 21 anos, cria da favela do Jacaré, localizada no bairro de Maranguape I, em Paulista, Pernambuco, é um jovem ativista socioambiental, estudante de jornalismo e, desde muito pequeno, sonha em ver seu território noticiado pelos jornais fora das páginas policiais. Para isso criou o Hub.periférico.
Ele será uma plataforma física e digital de alta performance, que atuará de forma interdisciplinar nos eixos de educação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções sustentáveis. O objetivo principal é transformar as vulnerabilidades das favelas e periferias em oportunidades dignas.
Paixão não é um amador em iniciativas sociais. Em 2015, fundou a Associação Fruto de Favela, com o objetivo de promover qualificação e oportunidades para crianças, jovens e famílias da periferia. Nesses oito anos de existência, a Associação vem realizando ações educativas, culturais e esportivas. Sobretudo, incentiva o aprendizado de tecnologia para proporcionar inovação inclusiva com impacto social e digital.
Foi acreditando no potencial humano e tecnológico das favelas que Daniel Paixão idealizou o Hub.periférico. “Ele desenvolverá grandes projetos para colocar as favelas e periferias no centro do debate da inovação, tecnologia e clima em Pernambuco e no Brasil”, afirma.
Governo britânico financiará maratona tecnológica
Em junho deste ano, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq visitou o imóvel em que será instalado o Hub.Periférico. Após reforma, o local se transformará em ponto de inovação, empreendedorismo e tecnologia periférica.
A visita foi recepcionada pela Associação Fruto de Favela, organização matriz do Hub.Periférico, fundada pelo jovem Daniel Paixão, que firmou contrato de cooperação técnica com o governo do Reino Unido através do UK Brazil Tech Hub.
Esse convênio visa realizar o primeiro projeto do Hub.Periférico, denominado Hack.Periférico. Trata-se de uma maratona para criação de soluções tecnológicas inovadoras para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no estado de Pernambuco.
Uma exigência: a participação e o protagonismo de jovens que vivem em comunidades vulneráveis na resolução dos desafios propostos na maratona. “Esta será uma oportunidade de promover a inclusão sociodigital, empreendedorismo juvenil e redução dos impactos socioambientais em comunidades que vivem e sentem os reflexos das desigualdades”, explica o ativista.
Inauguração em grande estilo
Previsto para ser inaugurado em outubro e situado no Porto Digital – um dos maiores parques de inovação e tecnologia da América Latina – o Hub.Periférico buscará atrair oportunidades e investimentos para realizar ações e projetos de impacto socioambiental.
O Hub.periférico tem previsão para ser lançado durante a edição do Rec'n'Play, o “carnaval do conhecimento”, promovido pelo Porto Digital. O tema desta ano é Pontes que Conectam às Margens.
A iniciativa pretende unir poder público, empresas, academia, organizações sociais e comunidades periféricas para avançar a Agenda 2030 e acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Pernambuco.
O Hub.Periférico já estabeleceu parceria com as consultorias Revolucione e Potyra. A sede fucnionará em imóvel cedido pela Santa Casa de Misericórdia. Também estabeleceram parceria a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI) e com o Gabinete do Centro do Recife - RECENTRO.