As mulheres são as representantes de mais de 9 milhões dos negócios no Brasil, o que significa dizer que são responsáveis por 33% das propriedades de empresas formais e informais, sendo 48% de microempreendedoras individuais do país. Esses são dados do Sabrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Esses dados apontam crescimento nas mulheres no empreendedorismo. Exemplo desse aumento são as irmãs Caroline Santana, 37 anos, e Brena Santana, 28, da capital baiana. Elas fundaram uma empresa de beleza, cosméticos e cuidados pessoais, o Studio SS.
Caroline explica que o empreendedorismo vem de berço, pois os pais são empreendedores. “Sempre tivemos esse desejo em nossos corações. Foi quando deixei a CLT para investir junto com Brena em 2014, onde abrimos o nosso primeiro espaço”.
Caroline é micropigmentadora e cuida da parte financeira, e Brena é cabelereira, que desenvolve a função comercial da empresa. Elas iniciaram as atividades do salão de beleza na comunidade de Pirajá, em Salvador.
“Quando começamos em Pirajá, nosso desejo era criar um espaço que fornecesse serviços diversificados e de qualidade sem que os moradores precisassem sair do bairro para encontrar. Mas nosso cuidado sempre foi ter um ambiente acolhedor para todos que se chegassem. Com isso, fomos crescendo e houve a necessidade de centralizar o Studio em uma região mais acessível e assim fizemos em 2020”, explica Caroline.
Ela ressalta que a maior parte do tempo convive com a irmã, porém as questões familiares não interferem na empresa. “Temos as funções divididas e definidas e sempre conversamos sobre projetos e possíveis mudanças. Tudo é decidido em comum acordo”, conta Brena.
Já Caroline destaca que sempre teve uma relação de muito respeito com a irmã. “Sempre tivemos uma relação de respeito mútuo, antes do Studio já tínhamos isso muito forte, depois nos fortalecemos ainda mais. Respeitando e apoiando nossos projetos, sendo juntas ou individualmente”, diz.
Para as irmãs, o propósito do Studio SS é ajudar mulheres a despertar o desejo do autocuidado, assim elevando a autoestima e externalizando a beleza que existe dentro de cada uma delas.
O salão de beleza, que já possui oito anos de criado, atende em média por mês entre 100 a 150 clientes e funciona de terça a sábado, das 9h até as 18h, oferecendo serviços de: cabelo, manicure micropigmentação e terapia capilar.
Ela revela que uma das maiores dificuldade da empresa foi no momento mais tenso da pandemia.
“Pensamos muitas vezes em desistir. E um dos problemas mais fortes foi quando chegou a pandemia, pois tínhamos acabado de nos mudar, em 2020, mas resistimos. Conseguimos passar por esse momento tão delicado e aqui estamos firmes e com perspectivas para um 2023 brilhante”, assegura Caroline.
Caroline Santana diz que empreender dá autonomia nas decisões. “Acredito que o diferencial está na autonomia das decisões, e liberdade criativa, no entanto, em contrapartida, há um aumento das responsabilidades”, conta. “Entre altos e baixos nessa nossa trajetória vale muito a pena empreender, e vamos lutar para além de crescer o Studio, ter um centro técnico de ensino onde a formação profissional seja de qualidade”, finaliza.