Vini Jr é mais um jogador oriundo da baixada fluminense na Copa do Mundo. O atacante do Real Madrid de 22 anos vai disputar o Mundial pela primeira vez no Qatar. Assim como a maioria dos jogadores, o seu início foi difícil e a sua alegria com a bola é que o manteve vivo na realização do seu sonho.
DIFICULDADE
"Na minha escolinha todos pagavam para jogar futebol e eu nunca quis abrir exceções. Mas nunca tinha visto alguém como ele. Ele era de família pobre e pagava de outra forma: com a sua felicidade, seus sonhos e sua qualidade", disse o descobridor de Vini, Carlos Abrantes, o Cacau, para o jornal espanhol AS.
Essa escolinha de futebol já era administrada pelo Flamengo, tempo em que Vini estava com apenas seis anos de idade. Cacau também admitiu que bastou ver Jr com a bola pela primeira vez para ter certeza dos seu sucesso nos gramados.
"A primeira vez que ele tocou na bola senti uma sensação especial. Tinha o mesmo drible que ele tem agora e tinha apenas seis anos. Com dez anos, já estávamos certos de que ele jogaria pelo Flamengo profissionalmente. Quando ele foi incorporado pelo clube, ele enfrentou uma dificuldade. Tinha de pegar muitos ônibus até chegar ao CT [enfrentava 145 km], mas a forma de jogar estava na cabeça dele. Foi superando todas as categorias", recordou.
Abrantes continua próximo do atacante madrilenho, lhe faz visitas em sua residência na capital espanhola e na medida do possível sempre aconselha o camisa 20 dos Merengues.
"Disse a ele que ninguém na idade dele tem a obrigação de estar no nível que ele alcançou. E só exigem dele porque ele é um ganhador. Disse para ele nunca se esquecer que há 14 anos ele era pobre e estava viajando de ônibus por mais de três horas por dia", completou.
CARREIRA
Além disso, Vini fez todo o seu período de base no Flamengo e, paralelamente, acertou com a equipe do Real Madrid. Sendo assim, esperou atingir 18 anos para se transferir ao clube espanhol. Quem o promoveu para o time principal do Mengão foi Zé Ricardo e tornou-se campeão da Taça Guanabara de 2018.
Vinícius passou pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do Brasil. Seleção principal integra desde 2019. Vini Jr conquistou até o momento o bi da La Liga (2019/20 - 2021/22), da Supercopa da Espanha (2019/20 - 2021/22), Mundial da FIFA (2018), Champions League (2021/22) e Supercopa da UEFA (2022).