Com 50 anos recém completados, a Favela de Heliópolis, na zona sul, é hoje a maior de São Paulo, com mais de 220 mil habitantes. Se fosse uma cidade, Heliópolis seria mais populosa que 23 dos 39 municípios que fazem parte da região metropolitana de São Paulo.
Boa parte da história da favela é marcada pela luta por moradia digna para as milhares de famílias que vivem no local. No episódio do Próxima Parada desta sexta-feira (29), conversamos com Manoel Otaviano e Cleide Alves, diretor e presidenta, respectivamente, da Unas (União dos Núcleos e Associação de Moradores de Heliópolis e Região).
A organização, fundada em 1978, promove projetos na comunidade e tem mais de 700 trabalhadores, além de fazer a ponte entre os moradores e a Prefeitura.
Próxima Parada
Produzido pela Agência Mural e distribuído exclusivamente pelo Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração da nossa rede de correspondentes locais dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar neste link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.
De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, um novo episódio fica disponível. Ali, os apresentadores e repórteres Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A edição de som é da Pammela Gentil, a distribuição nas redes sociais da Pietra Alcântara e a coordenação geral do podcast é do Vagner de Alencar.