O jornalista William Bonner, âncora do Jornal Nacional, da TV Globo, ganhou do repórter e ativista Rene Silva, editor-chefe do jornal Voz das Comunidades, um boné e uma touca CPX, durante encontro dos dois na última quinta-feira (27).
Bonner também presenteou Silva com o livro “JN: 50 anos de telejornalismo”, da editora Globo Livros. O vídeo da troca de presentes foi publicado pelo repórter no Twitter.
A sigla, que significa ‘complexo’, em referência Complexo do Alemão, conjunto de favelas na zona norte do Rio de Janeiro, ganhou notoriedade nacional durante a campanha eleitoral do ano passado.
Na ocasião, Lula (PT), então candidato à presidência, usou um boné com a sigla e, a partir disso, apoiadores do candidato à reeleição na época, Jair Bolsonaro (PL), passaram a compartilhar informações falsas dizendo que CPX era código de facção criminosa.
Durante o encontro, Bonner disse ter ficado emocionado com o presente que recebeu de Rene Silva. "Todo mundo sabe a importância histórica que esse boné adquiriu para o Brasil. Estou muito feliz de ganhar de presente. Esse é um retrato de um momento muito difícil na profissão de jornalismo no Brasil, ganhar isso de um jornalista como você, no momento que você tá entregando, me emociona muito", declarou.
Veja o momento da troca de presentes:
Recebi presente do tio @realwbonner e obviamente também o presenteei com um boné lindo do Cpx ❤️ pic.twitter.com/pGXgdzwrku
— Rene Silva (@eurenesilva) April 27, 2023