Olimpíada de Paris-2024: confira tudo o que rolou na cerimônia de abertura
Pela primeira vez realizado em local aberto, evento aconteceu nesta sexta-feira, 26, no rio Sena, um dos principais cartões postais da França
Cerimônia acaba em frustração para torcedores sem ingressos
Apesar da festa, a grande maioria dos torcedores foi desistindo de acompanhar a cerimônia embaixo da chuva que marcou a tarde parisiense nesta sexta-feira, 26. Além disso, existia uma decepção já que as coisas aconteciam em pontos distantes, não permitindo sentir o calor da emoção. Talvez, essa seja a melhor definição, faltou alma para uma cidade que transborda amor e encanto. Confira o relato de Aline Kuller, repórter do Terra em Paris.
'Fantasma da Ópera' e outras referências da cultura pop
Assassin’s Creed, Fantasma da Ópera e outras referências da cultura pop fizeram parte da cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris.
Conheça as personalidades que fizeram a caminhada final da tocha olímpica
Teddy Riner e Marie-José Perec foram os responsáveis por acender a pira olímpica dos Jogos de Paris, nesta sexta-feira, 26. No entanto, a tocha passou por diferentes atletas em uma emocionante caminhada final antes de chegar às mãos da dupla.
Mais de 20 atletas carregaram a tocha, entre eles nomes mais conhecidos como Zinedine Zidane, Nadia Comaneci e Tony Parker. Confira a lista completa clicando aqui!
Janja encontra Macron e agradece por receção em Paris
Mascarado é referência à Assassin's Creed?
Corredor mascarado carregou a tocha olímpica pelos telhados de Paris como se estivesse em um videogame. Para os fãs dos games, a referência aos heróis dos games da série Assassin's Creed foi clara. (Leia mais)
Ministério faz postagem racista e pede desculpas
O Ministério do Esporte foi acusado de racismo ao fazer uma postagem com alusão ao barco que transportou a delegação do Time Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, nesta sexta-feira, 26.
Publicada pelo órgão na rede social X (antigo Twitter), a imagem mostra um chimpanzé de chapéu no leme de uma embarcação com a legenda: "Todo mundo aguardando o nosso barco", seguida por um emoji da bandeira do Brasil.
Após a repercussão negativa, Pasta deletou a postagem e emitiu comunicado em que reconhece e lamenta o 'erro cometido'. Leia mais aqui!
Repórter francesa se diverte com animação de torcedores brasileiros em Paris
Olimpíada solitária
Você sabia que algumas delegações contam com apenas um único atleta na disputa pelos Jogos de Paris? Saiba quem são elas!
Conheça a dupla que acendeu a pira olímpica
Teddy Riner e Marie-José Perec fizeram história nesta sexta-feira, 26. A dupla colocou fim no mistério e acendeu a pira olímpica no ato de encerramento da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
Riner, de 35 anos, nasceu em Guadalupe, um território ultramarino francês no Caribe, e se mudou ainda criança para Paris. Na cidade-luz, iniciou a vida de exercícios em clube poliesportivo. O francês é um dos grandes nomes da história do judô, com três ouros e dois bronzes olímpicos
Marie-José Perec, de 56 anos, também nasceu em Guadalupe. Em seu currículo, ela tem três medalhas olímpicas. Seus ouros foram conquistados nos 200 metros (Atlanta-1996) e 400 metros (Atlanta-1996 e Barcelona-1992). Também tem dois títulos mundiais nos 400m.
‘Excluídos’ da abertura festejam mais Céline Dion do que pira olímpica
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris foi cheia de ineditismo e muito glamour. Porém, as barreiras de segurança e o formato do evento obrigaram muitos franceses se reunirem em bares para acompanhar o evento inaugural da Olimpíada.
A região de Chatelet ficou com os bares cheios, todos vidrados para ver quem iria acender a tocha olímpica? Nada disso, eles queriam saber de Céline Dion. Quando a cantora de 56 apareceu na cerimônia, muitos gritos e aplausos. Ela foi muito mais ovacionada do que o momento que a pira olímpica foi acesa. (Aline Kuller, em Paris)
Falha na hora de hastear a bandeira
Bandeira olímpica foi hasteada de cabeça para baixo na cerimônia de abertura da Olimpíada em Paris. A peça foi levada até o ponto final da cerimônia, no palco do Trocadéro, em Paris, por um personagem mascarado. Ele entregou, então, a bandeira para as pessoas responsáveis pelo hasteamento – que a colocaram de maneira errada, ao som do hino olímpico. O momento foi bastante comentado nas redes sociais. (Leia mais)
Opinião: Paris não entrega emoção
Para o colunista Jeff Benício, a cerimônia teve muita encenação, pouca comoção. Os diretores quiseram inovar, mas a ambição produziu um espetáculo picotado e com excesso de material gravado.
Espalhar os números musicais pelas margens do Sena parecia interessante, porém, na prática, ficou confuso e o impacto perdeu força devido às intermináveis interrupções do ‘ao vivo’ para exibição de cenas de dramaturgia. (Leia mais)
Beyoncé, Portugal, Rio 2016 superior e mais
A cerimônia de abertura dos Jogos de Paris contou com grandes nomes como Céline Dion, Lady Gaga, além de ícones do esporte como Zidane e Serena Williams. O evento, que inovou com uma cerimônia ao ar livre, rendeu também muitos memes na web. Confira! (Leia mais)
Blz, acabou a abertura das olimpíadas em Paris.
— REAL MIL GRAU (@realmilgrauu) July 26, 2024
Vamos admitir uma coisinha aqui…
RIO 2016 MUITO SUPERIOR!!!!!
pic.twitter.com/CqWmLU1gVt
novamente portugal vindo de barco roubar o ouro dos outros pic.twitter.com/FJeGs5kLg4
— madi bondade pura (@lisaguitarra) July 26, 2024
Deu merda com a pira olímpica. Avisa o Macron que ela caiu no Aricanduva. pic.twitter.com/7UYiHPNGEb
— William Castro (@William_Castro) July 26, 2024
Uma coisa que eu acho foda nos franceses é esse orgulho de ter mandado os nobres pra vala.
— G.G. está olímpica. 💚💛 (@gi_gloria) July 26, 2024
A Maria Antonieta guilhotinada na abertura: fantástico. pic.twitter.com/wcd4ssnQXT
nunca vou aceitar eles terem perdido a oportunidade de botar ladybug e chat noir no lugar desse qualquer simplesmente BURROS https://t.co/iYBhevdACI
— ★ (@silentncry) July 26, 2024
Gafe durante a transmissão
Convidado da CazéTV para a cerimônia de Abertura da Olimpíada de Paris, Milton Cunha não gostou do desfile da delegação da Geórgia. Durante a transmissão, vazou uma fala do carnavalesco chamado de "desfile de merda" a passagem da delegação. A fala, como era de se esperar, foi parar entre os principais assuntos do X, antigo Twitter. (Leia mais)
Céline Dion, Lady Gaga e Zidane: veja os melhores momentos da cerimônia de abertura
Quem são as mulheres homenageadas na abertura dos Jogos Olímpicos?
Ao som do hino nacional francês, feito por um coral de 34 mulheres, tendo como voz principal a cantora Axelle Saint-Cirel, o país destacou a participação das mulheres na história através de uma homenagem a dez grandes nomes femininos: de Olympe de Gouges (1748-1793) a Alice Milliat (1884-1957).
Olympe, que atendia pelo pseudônimo de Marie Gouze, foi uma importante defensora da democracia e dos direitos das mulheres. Sua obra mais conhecida é Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, onde defendia a participação feminina na esfera pública e liberdade de expressão. Por suas opiniões, Marie foi guilhotinada em novembro de 1793. (Leia mais)
Web reage à apresentação de Céline Dion em Paris: 'Arrepiada'
Veja alguns comentários sobre a apresentação da cantora Céline Dion nesta sexta-feira, 26, durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Paris.
Completamente arrepiada com a atuação da Celine Dion 😭🥹
— Diana (@daily_dii) July 26, 2024
#Paris2024 pic.twitter.com/hmpU0R26V6
Celine Dion cantando
— Louise - omaggio a mia figlia pelosa. 🐶🥰 (@LFragaSantAnna) July 26, 2024
"Hymne A L'Amour"
Canção de Édith Piaf
Que momento #maravilhoso.
CELINE DION VALEU A PENA TER ESPERADO 4H PARA VER A SUA PERFEIÇÃO pic.twitter.com/jqHqob04Ba
— Luísa (@_annaviannaa) July 26, 2024
PUTA QUE PARIU EU TO CHORANDO SEM PARAR
— Babi (@babi) July 26, 2024
CELINE DION VOCÊ SEMPRE SERÁ FAMOSA!!!! pic.twitter.com/EDYjFarbBH
I can't even explain what happened to my heart when Celine Dion just sang in Paris! 💖
— ChildOfStepford (@ChildOfStepford) July 26, 2024
Céline Dion faz performance emocionante na cerimônia de abertura dos Jogos de Paris
Céline Dion fez uma apresentação emocionante durante a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris 2024 nesta sexta-feira, 26. Cantando em francês, a cantora encerrou o evento que homenageou a história da França e dos Jogos Olímpicos.
Nos pés da Torre Eiffel e com a Pira Olímpica sobrevoando os céus de Paris, Dion seguiu o exemplo de Gaga e cantou um clássico de Edith Piaf, consagrada artista francesa, chamado "L’Hymne à l’amour". A cantora foi ovacionada pelo público. (Leia mais)
Teddy Riner e Marie-José Perec acendem pira olímpica em Cerimônia de Abertura dos Jogos de Paris
'Em nosso mundo olímpico não há sul e norte', diz presidente do COI
"Todos e todas fazemos parte de um evento que une o mundo. Em nosso mundo olímpico, não há sul e norte global. Todos respeitamos as regras e uns aos outros. Todos pertencemos", disse Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), durante seu discurso de abertura na cerimônia dos Jogos de Paris. (Leia mais)