Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Veja como foi a eleição no Congresso

Câmara e Senado escolheram os novos presidentes no sábado, 1º

Compartilhar
Exibir comentários
Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Hugo Motta
Hugo Motta
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmou o seu favoritismo e foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado, 1º. O parlamentar recebeu 444 dos votos.  Ele disputou com Marcel van Hattem (Novo-RS), que recebeu 31 votos  e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que obteve 22 votos. 

Médico de formação, Hugo Motta tem 35 anos e é natural de João Pessoa, capital da Paraíba. Ele é de uma família política tradicional de Patos, no interior do Estado. [LEIA MAIS]

1 atualização

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Veja a reação do plenário à eleição de Hugo Motta como presidente da Câmara

Veja a reação do plenário à eleição de Hugo Motta como presidente da Câmara dos Deputados:
Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Recado de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o deputado Hugo Motta pela sua eleição. Em nota oficial, Lula disse: "Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental. Um forte abraço". 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Parabéns de Alcolumbre

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Saiba como foi o primeiro discurso de Hugo Motta

Hugo Motta
Hugo Motta
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Hugo Motta (Republicanos-PB) usou seu discurso após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados para defender o fim da polarização política no Brasil, a importância da manutenção da democracia e de um parlamento forte. "Não existe um caminho da direita, da esquerda ou do centro, existe apenas o caminho do Brasil. Faço um apelo aos meus colegas, 'vamos deixar o Brasil passar'", disse o deputado após a eleição realizada neste sábado, 1º.  [LEIA MAIS

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Começa a votação para Presidência da Câmara

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados iniciou a votação que irá escolher o seu novo presidente. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o grande favorito e garantiu ao apoio de 18 partidos do governo e da oposição. Ele disputa com Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Sessão aberta da Câmara dos Deputados

Arthur Lira
Arthur Lira
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Arthur Lira (PP-AL) deu início a sessão que vai escolher o seu sucessor. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o grande favorito. Ele disputa com Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Veja a reação do plenário ao momento que Davi Alcolumbre é eleito

Veja a reação do plenário ao momento que Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado:
Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Câmara dos Deputados escolhe novo presidente; siga

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

1º discurso de Alcolumbre

Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre
Foto: Reprodução

Em seu primeiro discurso como presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) afirmou que a sua massiva votação é sinal de união no Congresso e que pretende atender as necessidades da população. "O Brasil clama por pacificação, por um ambiente de respeito e cordialidade, onde as diferenças sejam vistas como oportunidades de crescimento", afirmou. 

"É nesse contexto que o Congresso Nacional deverá ser porta-voz do sentimento dos brasileiros que nos colocaram aqui. Pensar e agir no sentido de facilitar a vida do cidadão, dando mais oportunidades, mais liberdades, mais sonhos. Por vezes, isso nos exigirá um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado. Nem sempre agradaremos a todos", completou. [LEIA MAIS]

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Nota oficial de Lula

Além da ligaçao, Lula também soltou uma nota oficial para parabenizar Alcolumbre: "Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na Presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro. Um forte abraço."

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Conversa com Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também conversou com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estava no telefone com o pai e passou para o novo presidente do Senado para que os dois pudessem conversar. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Ligação de Lula

Logo após ter a vitória confirmada, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por telefone. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) foi o responsável por fazer a ponte entre os dois na ligação. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) será o presidente do Senado pelos próximos dois anos. Neste sábado, 1º, ele confirmou o favoritismo e derrotou Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos do Val (Podemos-ES) retiraram as candidaturas no começo da manhã.

Ao todo, Alcolumbre recebeu 73 votos, a terceira maior votação da história, atrás apenas dos 76 votos de José Sarney, em 2003, e de Mauro Benevides, em 1991. O astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) receberam quatro votos cada no pleito deste sábado. [LEIA MAIS]

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Narrador informal

O senador Cid Nogueira (PP-PI) virou uma espécie de narrador extraoficial e vai fazendo a contagem dos votos em voz alta após o anúncio de cada nome presente nas cédulas. (por Guilherme Mazieiro)

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Começa a apuração!

Os senadores começaram a apuração dos votos. As cédulas de papel são abertas e lidas em voz alta pela mesa. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Votação encerrada!

Todos os 81 deputados depositaram os seus votos na urna. Agora, Rodrigo Pacheco vai ser o responsável por acompanhar a apuração. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Como acontece a votação?

Os senadores são chamados para votar de acordo com a ordem de criação dos Estados. Dentro desta ordem, é seguida uma sequência alfabética. Eles recebem a cédula em um envelope, realizam o voto e depositam na urna. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Votação aberta

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) declara aberta a votação para eleição do novo presidente do Senado. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Vai começar!

A expectativa era que a votação fosse começar até 12h, mas os discursos acabaram prolongados. Neste momento, o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) repassa as últimas orientações.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiram candidaturas

Durante o seu discurso, Marcos do Val (Podemos-ES) retirou a sua candidatura a presidência do Senado. Em sua fala, ele afirmou que as divergências fazem parte e "não podem ser resolvidas com perseguição política". A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) também desistiu de concorrer ao cargo. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Marcos Pontes justifica candidatura à revelia

Marcos Pontes
Marcos Pontes
Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado

Ao defender sua candidatura à presidência do Senado, feita à revelia do PL, o senador Marcos Pontes (SP) disse neste sábado, 1º, que sua postura é inspirada no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorreu à presidência da Câmara enquanto era deputado por quatro vezes, derrotado em todas.

"Bolsonaro é líder único e tenho orgulho de chamá-lo de amigo. Amigos de verdade não concordam em tudo, mas sempre querem o bem um para outro", afirmou Pontes, para quem o Brasil clama por mudanças, diante do povo "aflito". "O Brasil precisa de Senado com coragem e compromisso, vamos liderar juntos essa transformação", afirmou. [LEIA MAIS]

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Discurso de Davi Alcolumbre

Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Em seu discurso antes da votação no Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) afirmou que deseja retomar o protagonismo da Casa no Congresso Nacional. De acordo com o senador, que é favorito no pleito deste sábado, afirmou que a Câmara dos Deputados estava apressando alguns projetos. 

"Vivemos momento em que muitos trocaram a conversa pela ofensa, a fala pelo grito, o debate saudável pela discórdia. Mas simplesmente repetir o que nos trouxe até não nos levará ao futuro. O Brasil ainda enfrenta os ecos da intolerância e radicalização", disse Alcolumbre da tribuna em discurso aos colegas que se reúnem para escolher o próximo presidente do Senado.

O senador afirmou também buscará resgatar a "cordialidade" com o objetivo de desenvolver o Brasil. "É essa pergunta que mais importante responder, a pergunta que devemos nos fazer todos os dias, como podemos facilitar a vida das pessoas, o que podemos fazer para povo viver mais feliz, acredito que minha experiência de quem foi timoneiro na tempestade me credencia a esse novo desafio", disse o candidato, que no discurso relembrou ainda propostas aprovadas durante sua primeira presidência no Senado, como o Auxílio Emergencial na pandemia, o marco do saneamento e a reforma da Previdência.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Em seu pronunciamento, Arthur Lira (PP-AL, presidente da Câmara dos Deputados, aproveitou para anunciar como ficou a divisão dos cargos da Mesa Diretora após acordo entre os partidos. Veja como ficou:

- 1º vice-presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ);
- 2º vice-presidente: Elmar Nascimento (União-BA);
- 1º secretário: Carlos Veras (PT-PE);
- 2º secretário: Lula da Fonte (PP-PE);
- 3ª secretária: Delegada Katarina (PSD-SE) ;
- 4º secretário: Sérgio Souza (MDB-PR).

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Flávio Bolsonaro fala de mudança de postura

Em entrevista à GloboNews, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o partido aprendeu com a derrota há dois anos na eleição ao Senado e que entendeu que era importante fazer parte da base da chapa de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O filho de Jair Bolsonaro deve cuidar da Comissão de Segurança Pública, uma da pautas mais importantes da direita. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Arthur Lira faz último pronunciamento

O deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que a Câmara dos Deputados chega unida e praticamente com decisão unânime para a eleição do novo presidente e destacou a importância e relevância do cargo para o Brasil. O parlamentar afirmou que não tem dúvidas da vitória de Hugo Motta (Republicanos-PB), que conta com amplo apoio. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

"Congresso brasileiro ajudará ainda mais o Brasil"

Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre
Foto: Estadão Conteúdo

"Estou muito feliz hoje com o fortalecimento, mais ainda, da democracia. Muito satisfeito com a resposta que o parlamento está dando da pacificação e da união de partidos, de atores políticos importantes. E tenho uma convicção: o Congresso brasileiro ajudará ainda mais o Brasil", afirmou Davi Alcolumbre antes da eleição no Senado. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Encontro de favoritos

Foto: Guilherme Mazieiro/Terra

Favorito para vencer a eleição para presidente na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) passou no Senado para conversar rapidamente com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que deve ser eleito com tranquilidade para a presidência do Senado. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Davi Alcolumbre registra formalmente sua candidatura

O senador Davi Alcolumbre já foi presidente do Senado e é favorito para retornar ao cargo
O senador Davi Alcolumbre já foi presidente do Senado e é favorito para retornar ao cargo
Foto: Estadão Conteúdo

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) registrou há pouco sua candidatura à presidência do Senado. Alcolumbre foi o último dos candidatos que tinham se lançado publicamente a formalizar sua candidatura.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Conversa com o presidente Lula

Alexandre Padilha (PT) disse que Lula vai chamar os presidentes eleitos do Senado e da Câmara dos Deputados para conversar segunda, e declarou e pode ou não resultar em troca de ministros. A reforma ministerial é cobrada por partidos do centrão, aliados ao governo, por entender que há mais entrega de votos e apoio no Congresso do que o espaço que ocupam na Esplanada. (por Guilherme Mazieiro)

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Candidatos para eleição da mesa

Veja quem são os candidatos para compor a mesa diretiva do Senado:

Presidente:

Marcos do Val
Eduardo Girão
Marcos Pontes
Soraya Thronicke
Davi Alcolumbre

Primeira Vice-Presidência:
Eduardo Gomes 

Segunda Vice-Presidência:
Humberto Costa

Primeira Secretaria:
Daniella Ribeiro

Segunda Secretaria:
Confúcio Moura

Quarta Secretaria:
Dr. Hiran
Laércio Oliveira

Suplência de Secretaria:
Chico Rodrigues

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Votação tranquila

Governo projeta que Davi Alcolumbre terá entre 55 e 57 votos pela aliança que fez com 10 partidos. Não será maior porque há muitos concorrentes. Na Câmara dos Deputados, a expectativa é mais otimista, acreditam que Hugo Motta terá votação histórica, acima da de Arthur Lira, que teve 464 votos em 2023. Essa é a conta que um articulador político do governo passou à coluna. (por Guilherme Mazieiro)

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Abertura dos trabalhos

O movimento é grande no Senado Federal. Após quatro anos no poder, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) fez a sua última abertura como presidente da Casa. A eleição acontece por meio de cédula de papel. A expectativa é que o resultado seja divulgado até 13h. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Recado de Padilha

Alexandre Padilha (PT), ministro das Relações das Relevantes Institucionais, e Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Senado, estão no Congresso com o um boné com os dizeres: “o Brasil é dos brasileiros” (por Guilherme Mazieiro)

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Alcolumbre é eleito novo presidente; veja discurso

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Pronunciamento de Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado, fez um breve pronunciamento antes do início da votação para escolha do seu sucessor. Ele reconheceu que tem o sonho de ser governdor de Minas Gerais, mas que isso depende de muitas variáveis. O político também afirmou que não recebeu nenhum convite para integrar o ministério do governo Lula.

Na conversa com os jornalistas, Pacheco enalteceu a imprensa, e afirmou que o grande trabalho ao longo dos quatros anos que esteve no comando da Casa foi a manutenção da democracia. "Eu considero que o que deve mais nos orgulhar nesses quatro anos, a todos nós do Senado, é a defesa que o Senado fez da democracia no Brasil. A defesa da democracia foi uma tônica que fez com que o Senado se unisse em um momento de negacionismo, de ataques antidemocráticos, de negação à obviedade de que a democracia deve ser garantida no Brasil", declarou. 

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Governo tem posição diferente nas duas Casas

Lula, presidente da República
Lula, presidente da República
Foto: Estadão Conteúdo

A articulação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que as eleições de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado e de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara resultarão em uma inversão nos climas políticos das Casas. O Executivo imagina que terá vida mais fácil na Câmara do que teve na gestão de Arthur Lira (PP-AL), e mais difícil no Senado do que na presidência de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). [LEIA MAIS]

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Pacheco e Lira têm futuro incerto

O presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre emendas bloqueadas pelo STF
O presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre emendas bloqueadas pelo STF
Foto: Estadão Conteúdo

Guilherme Mazieiro: Um receio comum àqueles que saem das presidências da Câmara e do Senado é o ostracismo, a perda de relevância política. Esse é o caminho que a grande maioria dos ex-presidentes tomou. Houve até quem deixou o plenário cassado e dali seguiu para cadeia, como Eduardo Cunha. Ocorre que, fugindo ao que quase virou uma regra, o horizonte para o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e para o deputado Arthur Lira (PP-AL) é de águas bem mais calmas. [LEIA MAIS]

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Quando e que horas será a votação?

O controle do Congresso Nacional estará em disputa neste sábado, 1º. Na Câmara, o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para às 16 horas. No Senado, a votação será mais cedo – a escolha do novo presidente acontece na primeira reunião preparatória, marcada para 10h.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Por quanto tempo vale o mandato?

Embora o mandato de um deputado dure quatro anos, e o de Senado dure oito anos, o mandato da presidência da Câmara e do Senado dura dois anos, com possibilidade de ambos renovarem por mais dois anos em legislaturas.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Qual é a função do presidente da Câmara e do Senado?

O presidente Lula com o atual comando do Congresso: os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira
O presidente Lula com o atual comando do Congresso: os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira
Foto: Estadão Conteúdo

O presidente da Câmara determina a pauta de votações no plenário da Casa. Além disso, tem a palavra final sobre pedidos de abertura de processo de impeachment ou instalação de comissões parlamentares de Inquérito (CPI’s). Também integra o Conselho de Defesa Nacional e o Conselho da República, órgão que decide sobre a necessidade de decretar intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio.

O presidente do Senado, por sua vez, convoca e preside as sessões da Casa e as sessões conjuntas do Congresso Nacional; dá posse aos senadores; representa os interesses do Senado e do país no Plenário; define as pautas das sessões; e decide questões de ordem.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Como funciona a votação?

Na eleição da Câmara, o voto é secreto, registrado por meio da urna eletrônica. É eleito o candidato que receber votos favoráveis de mais da metade dos 513 deputados votantes (257 deputados). Caso isso não aconteça em um primeiro momento, realiza-se um segundo turno, no qual o deputado com melhor desempenho é eleito.

Diferentemente do modelo utilizado na Câmara, onde adota-se a urna eletrônica, o pleito no Senado utiliza cédulas impressas. Ambas as votações são secretas, e é eleito o candidato que receber ao menos 41 votos. Caso nenhum candidato conquiste a maioria absoluta, os dois mais votados disputam um segundo turno e vence quem tiver mais votos.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Quem concorre no Senado?

No Senado, a presidência será disputada por cinco candidatos: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Desses, Alcolumbre é o maior cotado por possuir o apoio do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de reunir o apoio de 10 partidos – uma bancada de 76 senadores.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Quem são os candidatos à presidência da Câmara?

Para suceder Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, há três nomes: Hugo Motta (Republicanos-PB), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Dos três postulantes, o favorito para o comando da Casa é Hugo Motta, que tem apoio de Lira e da ampla maioria dos deputados, consolidando uma base que pode chegar a 494 votos.

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Aumento no salário

Quem for assumir a presidência da Câmara e do Senado este ano receberá ainda um incremento significativo no salário. Embora a remuneração mensal seja igual para todos os parlamentares, incluindo o presidente, os salários foram reajustados em 5,4%, de R$ 44.008,52 para R$ 46.366,19. Esse valor representa o teto do funcionalismo público, definido com base na remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Quais as mordomias dos presidentes da Câmara e do Senado?

O Congresso Nacional retoma suas atividades em fevereiro; as duas Casas vão eleger novos presidentes
O Congresso Nacional retoma suas atividades em fevereiro; as duas Casas vão eleger novos presidentes
Foto: Estadão Conteúdo

O parlamentar na direção da Câmara e do Senado tem, entre seus muitos benefícios, residência oficial em bairro nobre de Brasília, carro com dois motoristas (em esquema de revezamento), um batalhão de funcionários e jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) a sua disposição para viagens. Além do próprio gabinete, os presidentes também têm direito a um gabinete exclusivo, com instalações mais amplas que as de um gabinete comum. [LEIA MAIS]

Última atualização há um mês
Pinado pela redação

Sábado quente em Brasília

O Congresso Nacional elege os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, neste sábado, 1º. Os novos líderes comandarão entre 2025 e 2024 projetos importantes para definir o que governo Lula (PT) poderá mostrar como conquistas até o final do mandato. [LEIA MAIS]

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade