Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eleições 2024: acompanhe em tempo real as principais notícias do 1º turno

Mais de 155 milhões de brasileiros devem ir às urnas neste domingo, 6, para eleger prefeitos de 5.569 municípios e 60.311 vereadores espalhados pelo País

Compartilhar
Exibir comentários
Última atualização há 2 horas
Pinado pela redação

Terra terá cobertura especial com apuração e programa ao vivo

O Terra fará a cobertura em todas as suas plataformas ao longo do dia, acompanhando candidatos, políticos, personalidades e celebridades durante a votação e trazendo atualizações das principais ocorrências eleitorais pelo País.

Será possível acompanhar, a partir das 17h, a apuração dos votos para prefeitos nos 103 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores registrados. Em parceria com o Estadão, o Terra disponibilizará ainda um placar com os resultados, em tempo real, em todas as 5.569 cidades.

Emília Bizzotto e Guilherme Mazieiro vão comandar uma live, a partir das 18h, com análises da corrida eleitoral municipal e um giro de notícias com repórteres espalhados pelas principais capitais brasileiras. Entre os convidados estão as cientistas políticas Tatiana Chicarino e Isabela Kalil e a editora-executiva da Carta Capital, Thais Reis Oliveira. A transmissão será feita no portal, no Youtube e nas principais plataformas do Terra. 

1 atualização

Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

Pode levar celular para votar?

Comparecer ao local de votação com o celular é permitido, mas o eleitor deve deixar o aparelho em um local separado antes de entrar na cabine de votação e realizar os votos. A entrada na cabine com o celular é proibida pela legislação eleitoral, mesmo que o aparelho esteja desligado. Cabe aos mesários a indicação do local para a guarda do celular enquanto o eleitor está na cabine de votação.

Da mesma forma, é proibida a entrada na cabine com de máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer equipamento de radiocomunicação. Esses aparelhos, inclusive o celular, podem comprometer o sigilo do voto. [LEIA MAIS]

Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

O que é permitido durante a votação?

Eleição_Brasil
Eleição_Brasil
Foto: Getty Images

Uma dúvida frequente entre eleitores é se é permitida a entrada nos locais de votação trajando bermuda, short, boné e regata. Sim, é permitido votar vestindo esses itens. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não proíbe o uso de nenhuma dessas peças de roupa nas seções eleitorais. Por outro lado, não é permitido votar nem com trajes de banho, como sunga, maiô e biquíni, nem entrar na seção eleitoral sem camiseta.

O TSE também permite a chamada "manifestação silenciosa" de ideais partidários ou ideológicos. É permitida a votação com camisetas, adesivos, bandeiras ou broches que expressem a afinidade política do eleitor.

O uso desses itens deve ser individual e silencioso; do contrário, não é permitido. A legislação proíbe a aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda eleitoral nos locais de votação no dia do pleito. A manifestação coletiva e ruidosa é vedada, tais como abordagens para a tentativa de convencimento dos votantes da zona eleitoral. [LEIA MAIS]

Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

Cheque sua zona e seção eleitoral antes de sair de casa!  

Antes de sair de casa, é importante consultar o portal do Tribunal Superior Eleitoral ou o aplicativo e-Título para conferir o local de votação e checar se não houve mudança na zona ou na seção eleitoral. 

Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

O que você não pode deixar de levar? 

Quem tem a biometria coletada poderá utilizar apenas as digitais como forma de identificação. Quem ainda não realizou o cadastro biométrico deverá apresentar um documento oficial com foto. 

São válidos: carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); passaporte; certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva); carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; e carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O e-Título também poderá ser utilizado, mas o prazo para baixá-lo se encerrou ontem.

Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

Qual é a ordem de votação? 

Nesta eleição, dois cargos estarão em disputa: um no poder Executivo --prefeito-- e um no âmbito do poder Legislativo --vereador. É importante, portanto, ficar atento à ordem de votação para evitar qualquer equívoco no momento de registrar os seus votos. 

O primeiro cargo a ser votado é o de vereador e os candidatos para esse cargo são representados por números de 5 dígitos. Na sequência, será a vez de escolher o prefeito, com um número de 2 dígitos. 

Cola eleitoral com a ordem da votação nas eleições municipais
Cola eleitoral com a ordem da votação nas eleições municipais
Foto: Arte/Terra
Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

Horário de votação único

Cidades em fusos diferentes vão se adequar ao horário da capital federal. No Acre, por exemplo, as votações ocorrerão das 6h às 15h (horário local). A mudança também impactará os horários de funcionamento das seções em outros 4 Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. 

Horário de votação nas eleições municipais
Horário de votação nas eleições municipais
Foto: Arte/Terra
Última atualização há 3 horas
Pinado pela redação

É hoje!

Mais de 155 milhões estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024
Mais de 155 milhões estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024
Foto: Estadão Conteúdo

Mais de 155 milhões de brasileiros devem ir às urnas neste domingo, 6, para eleger prefeitos de 5.569 municípios e 60.311 vereadores espalhados pelo País. Pela segunda vez, o horário de votação será unificado em todas as regiões. As seções eleitorais vão abrir às 8h e fechar às 17h (horário de Brasília). 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade