Acompanhe a eleição e fique por dentro da apuração nos EUA
Donald Trump e Kamala Harris travam batalha apertada para chegar até a Presidência
Apoiadores dos candidatos acompanham apuração; veja
Trump é o 1º republicano a vencer em Miami em quase 30 anos
Donald Trump é o primeiro candidato presidencial republicano a vencer no condado de Miami-Dade desde 1988, segundo as projeções divulgada pela AP. No pleito de 2016, Hillary Clinton venceu o condado por 30 pontos percentuais. Quatro anos depois, Joe Biden também venceu no condado com uma diferença de 7 pontos a frente de Trump.
Trump vence no Texas e mantém vantagem sobre Kamala, aponta projeção
Donald Trump garantiu os votos do Texas, Louisiana, Nebraska, Ohio, Wyoming e das Dakotas do Norte e do Sul, segundo as projeções da Associated Press. Já Kamala venceu em Nova York.
Kamala venceu em 9 Estados e conquistou 99 delegados
Trump venceu em 16 Estados e conquistou 178 delegados
Para vencer a eleição é preciso assegurar ao menos 270 votos do Colégio Eleitoral.
Votação é encerrada em mais 15 Estados
A votação foi encerrado em mais 15 Estados norte-americanos às 23h (horário de Brasília) desta terça-feira,5. As urnas foram fechadas em: Arizona, Colorado, Iowa, Kansas, Louisiana, Michigan, Minnesota, Nebraska, Novo México, Nova York, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Wisconsin e Wyoming.
Arizona, Michigan e Wisconsin são regiões decisivas para a escola do próximo Presidente dos Estados Unidos.
Kamala vence em Delaware, Estado de Biden, projeta AP
A democrata Kamala Harris venceu em Delaware, Estado de Joe Biden, em Nova Jersey e em Illinois. Já Trump garantiu os votos de Arkansas, segundo as projeções da Associated Press.
Kamala venceu em 7 Estados e conquistou 71 delegados
Trump venceu em 10 Estados e conquistou 101 delegados
Para vencer a eleição é preciso assegurar ao menos 270 votos do Colégio Eleitoral.
Veja as projeções para o Senado e Câmara
Senado
- 34 democratas eleitos
- 43 republicanos eleitos
Câmara
- 30 democratas eleitos
- 56 republicanos eleitos
As projeções são da agência Associated Press.
Kamala vence em Maryland; Trump vence na Flórida, projeta AP
A candidata democrata Kamala Harris venceu em Maryland, Connecticut, Massachusetts, Rhode Island. Já Donald Trump venceu nos Estados da Flórida, Alabama, Carolina do Sul, Mississippi, Tennessee e Oklahoma. As projeções são da Associated Press. Até o momento, a apuração não teve surpresas.
- Kamala venceu em 5 Estados e conquistou 35 delegados
- Trump venceu em 9 Estados e conquistou 95 delegados
Pensilvânia e mais Estados encerram a votação
Às 22h (horário de Brasília), a votação foi encerrada na capital Washington e em mais 16 Estados, são eles: Alabama, Connecticut, Delaware, Flórida, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississippi, Missouri, Nova Hampshire, Nova Jersey, Oklahoma, Pensilvânia, Rhode Island e Tennessee.
Muita chuva e clima tenso: como foi o dia de votação nas Carolinas
A manhã desta terça-feira, 5, dia de eleição nos Estados Unidos, foi de muito chuva e tensão em um dos Estados mais essenciais do pleito, a Carolina do Norte. Por ser ‘pêndulo’, ou seja, ora vota democrata e ora vota republicano, a campanha dos candidatos Donald Trump (republicano) e Kamala Harris (democrata) foi pesada ao longo da semana em que a reportagem do Terra viajou para o país. Mesmo sendo o dia final desta corrida, os eleitores estavam muito sensíveis diante de uma corrida eleitoral considerada “estressante” para alguns americanos. (Por Karen Lemos, na Carolina do Norte)
Trump vence na Virgínia Ocidental, projeta AP
O candidato republicano venceu no Estado da Virgínia Ocidental, segundo projeção da Associated Press.
Americanos afetados pelo furacão Helene 'esquecem' eleição e criticam políticos
Trump vence em Ketuncky e Indiana; Kamala em Vermont, projeta AP
Segundo a projeção da agência de notícias Associated Press, o candidato republicano Donald Trump foi eleito nos estados de Kentucky e Indiana, enquanto a democrata Kamala Harris foi eleita no estado de Vermont.
Democracia dos EUA está sob ameaça, diz pesquisa
Quase três quartos dos eleitores da eleição presidencial desta terça-feira nos Estados Unidos acreditam que a democracia norte-americana está ameaçada, de acordo com os dados da pesquisa de boca de urna nacional da Edison Research, refletindo a profunda ansiedade que a nação enfrenta após uma campanha contenciosa entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.
A democracia e a economia foram classificadas, de longe, como as questões mais importantes para os eleitores, seguidas por aborto e imigração, segundo os dados.
A pesquisa mostrou que 73% dos eleitores acreditam que a democracia está em perigo, contra apenas 25% que dizem que ela está segura. [LEIA MAIS]
Saiba quais Estados já encerraram a votação!
Os Estados de Indiana e Kentucky foram os primeiros a oficialmente encerrarem a votação para presidente dos EUA. As urnas foram fechadas às 20h (horário de Brasília).
Urnas começam a fechar às 20h
A eleição nos EUA entra na reta final, com as primeiras urnas fechando a partir 20h (horário de Brasília). Já nos sete Estados decisivos para o pleito, o horário de votação termina entre 21h e 0h (horário de Brasília).
Superstição e indecisão: pequeno condado nos EUA acertou as últimas 7 eleições presidenciais
O pequeno condado de Door, no Wisconsin, Estados Unidos, ganhou o apelido de “mais indeciso” do país. Isso porque, historicamente, a região não tem uma clara preferência entre candidatos democratas e republicanos. Mesmo assim, quem venceu em Door nas últimas 7 eleições presidenciais, foi eleito presidente. A apuração dos votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos começa nesta terça-feira, 5.
Door tem, aproximadamente, 30 mil habitantes, e fica em uma península entre o Lago Michigan e Green Bay. Em 2020, mais de 20 mil eleitores votaram no condado. O número é considerado baixo quando comparado ao resto dos Estados Unidos, mas a região ganhou uma importância devido aos “acertos”, e se tornou uma superstição. [LEIA MAIS]
Carolina do Norte prorroga horário de votação em dois condados
Dois condados tiveram o horário de votação prorrogado em 30 minutos na Carolina do Norte. Os locais de votação estão localizados no condado de Wilson e no condado de Burke. Apesar dos locais de votação terem sido abertos às 6h30, a votação em uma escola no condado de Wilson só iniciou por volta das 8h e, em Burke, por volta das 7h, após problemas técnicos. Como medida de emergência, a comissão eleitoral da Carolina do Norte decidiu estender o horário de votação até as 20h.
Reta final de votação
A votação para o próximo presidente dos EUA entra na sua reta final e os eleitores tem menos de 2 horas para se dirigirem aos distritos eleitorais.
Kamala Harris faz ligações para apoiadores no dia das eleições: ‘Você já votou?’
A vice-presidente dos Estados Unidos (EUA) e candidata Democrata à presidência, Kamala Harris, falou com apoiadores ao telefone na sede do Comitê Nacional Democrata (DNC), em Washington, nesta terça-feira, 5, dia que ocorre as eleições no País. No último dia de eleição, Harris agradeceu aos apoiadores que trabalham para votar e fazer chamadas em busca de votos. “Isso realmente representa o melhor de quem somos”, disse Harris. [LEIA MAIS]