Acompanhe a eleição e fique por dentro da apuração nos EUA
Donald Trump e Kamala Harris travam batalha apertada para chegar até a Presidência
Brasileiros esperam melhorias com Trump no poder e não temem dificuldades para imigrantes
O Terra visitou um bar de brasileiros nesta quarta-feira, 6, em Charlotte, na Carolina do Norte, para saber suas opiniões a respeito do resultado das eleições americanas. Após a vitória de Donald Trump, os entrevistados relevaram que estão satisfeitos com o retorno do republicano à Casa Branca e esperam melhorias na economia.
Trump fala com Justin Trudeau
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau falou com Donald Trump para parabenizá-lo pela eleição, nesta quarta-feira, 6, pelo telefone. "Os dois líderes discutiram a parceria de sucesso entre Canadá e Estados Unidos", disse a equipe de Trudeau em um comunicado à Associated Press.
O comunicado disse também que eles discutiram comércio, cadeias de suprimentos, negócios e segurança norte-americana.
Biden fará discurso amanhã
O presidente Joe Biden irá fazer amanhã, quinta-feira, 7, sua primeira aparição pública após o resultado da eleição presidencial de 2024. Ele deve comentar a derrota de Kamala Harris, vice-presidente, e a vitória do republicano Donald Trump. O discurso acontece às 11h da manhã no horário local, 13h no horário de Brasília.
Bill e Hillary Clinton desejam boa sorte a Trump
O ex-presidente Bill Clinton e a ex-candidata democrata à presidência dos EUA Hillary Clinton desejaram boa sorte a Donald Trump e a JD Vance nesta quarta-feira, 6. “esperamos que eles governem para todos nós”, escreveram.
Trump aceita convite de Biden para ir à Casa Branca
A campanha de Donald Trump aceitou o convite feito pelo atual presidente Joe Biden para um encontro na Casa Branca para discutir a transição de governo. Nenhuma data foi anunciada até o momento, mas segundo Steven Cheung, o diretor de comunicação de Trump, o encontro deve acontecer "em breve". Ele ainda disse que Trump ficou muito agradecido pela ligação de Biden recebida nesta quarta-feira, 6. As informações são da Associated Press. [LEIA MAIS]
Biden quebra o silêncio sobre derrota de Harris para Trump
Em uma nota emitida pela Casa Branca, o presidente Joe Biden elogiou Kamala Harris, dizendo que ela é “uma parceira excepcional e uma servidora pública cheia de integridade, coragem e caráter”. Esse foi o primeiro comentário público de Biden após a vitória de Donald Trump nas eleições.
O presidente também disse que Harris entrou na campanha sob “circunstâncias extraordinárias”, após a saída dele 108 dias antes da eleição. Biden acrescentou que a campanha de Kamala foi “histórica” e que ela mostrou que é possível ter uma nação mais livre e justa.
Sem dizer nome de Trump, Nancy Pelosi pede "orações" pelo futuro dos EUA
Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, deu uma declaração nesta quarta-feira, 6, em que disse: "Todos nós oramos pelo sucesso da América sob a próxima administração", sem mencionar o nome de Donald Trump. Pelosi foi vista como responsável pela mudança estratégica do partido Democrata em lançar Kamala Harris no lugar de Joe Biden como candidata à presidência. Ela é conhecida por ser uma das maiores críticas de Trump, tendo dito anteriormente que seu objetivo era garantir que ele jamais voltasse a entrar na Casa Branca.
Ex-vice-presidente Mike Pence parabeniza Trump por vitória
O ex-vice-presidente Mike Pence parabenizou Donald Trump pela vitória das eleições nos EUA, abrindo um novo capítulo na constrangedora relação entre ele e o presidente eleito. "O povo americano falou e Karen e eu mandamos nossas sinceras congratulações ao presidente eleito Donald Trump e à família dele, nesta eleição do 47° presidente dos Estados Unidos", escreveu Pence.
A relação de Pence com Trump foi rompida após o ex-vice-presidente recusar seguir o desejo do republicano e confirmar a eleição de 2020. Trump não escondeu o descontentamento com Pence, e questionou o julgamento dele, chamando-o de "iludido" durante a campanha. Em troca, Pence recusou o apoio a Trump.
Trump recebe ligações de líderes do mundo todo
As conversas sobre a transição de governo mal começaram, mas o presidente eleito Donald Trump tem recebido ligações de líderes dos Estados Unidos e internacionais, além de apoiadores-chave. A transição do governo deve ser abordada durante esta semana, enquanto nomes para o comitê de transição são levantados. As informações são de uma fonte anônima, que falou à Associated Press (AP).
Kamala Harris faz primeiro discurso após derrota e diz que é preciso aceitar resultado: 'Uma transferência pacífica'
Obama parabeniza Trump: 'Democracia é reconhecer que nosso ponto de vista nem sempre prevalece'
O ex-presidente Barack Obama publicou um comunicado em conjunto com a ex-primeira-dama Michelle Obama, nesta quarta-feira, e afirmou que o resultado da eleição "não é o desfecho que esperávamos", mas que é importante reconhecer a "democracia".
"Os resultados estão definidos, e queremos parabenizar o presidente Trump e o senador Vance por sua vitória. Esse obviamente não é o resultado que esperávamos, dado o nosso profundo desacordo com a chapa republicana em uma série de questões. Mas viver em uma democracia é reconhecer que nosso ponto de vista nem sempre prevalecerá, e estar disposto a aceitar a transferência pacífica de poder", escreveu.
Ele aproveitou o espaço para agradecer Harris e Walz pela campanha dos últimos 100 dias. "Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos da vice-presidente Harris e do governador Walz. Dois servidores públicos extraordinários que fizeram uma campanha notável. E sempre seremos gratos à equipe e aos voluntários que dedicaram seu coração e alma para eleger servidores públicos em quem realmente acreditavam", concluiu.
Democratas choram em discurso de Harris
Apoiadores da vice-presidente Kamala Harris choraram durante o discurso realizado por ela na tarde desta quarta-feira, 6, em frente à Howard University.
Kamala Harris reconhece derrota em discurso e conforta eleitores: 'Não se desesperem, é hora de arregaçar as mangas'
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez um discurso no fim da tarde desta quarta-feira, 6, para reconhecer a derrota para Donald Trump na eleição para presidência dos Estados Unidos. O pronunciamento aconteceu na Howard University, em Washington, às 16h locais (18h do horário de Brasília).
Kamala Harris foi derrotada por Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos nesta terça-feira, 5. Nesta quarta, ela esteve na capital do país para reuniões internas com sua equipe, e após os compromissos, fez o discurso na universidade onde estudou.
Kamala reforçou que é necessário aceitar o resultado das eleições, e que falou com Trump para ter uma transição de governo segura. "Não devemos lealdade a um presidente ou partido, mas à Constituição dos Estados Unidos", disse. [LEIA MAIS]
Trump vence no Alasca, diz AP
O empresário Donald Trump foi eleito no Alasca. Já é tradição que o Estado eleja presidentes republicanos há mais de três décadas.
Como residentes brasileiros receberam a notícia da vitória de Trump?
A repórter do Terra Karen Lemos traz informações direto da Carolina do Norte (EUA) sobre como os brasileiros que moram no Estado reagiram a eleição do republicano, que vai assumir a Casa Branca pela segunda vez.
:estados_unidos::brasil:Como residentes brasileiros receberam a notícia da vitória de Trump? :brasil::estados_unidos:
— Terra (@Terra) November 6, 2024
A repórter do Terra Karen Lemos traz informações direto da Carolina do Norte (EUA) sobre como os brasileiros que moram no Estado reagiram a eleição do republicano, que vai assumir a Casa Branca pela… pic.twitter.com/8JglwuDdUk
Harris: "Somente quando está escuro o suficiente podemos ver as estrelas"
"Somente quando está escuro o suficiente podemos ver as estrelas. Sei que muitos sentem que estamos entrando em um período sombrio, mas, para o bem de todos, espero que não seja o caso", disse Kamala Harris.
A vice-presidente enfatizou que, mesmo com a derrota do Partido Democrata nesta eleição presidencial, é preciso "encher o céu com a luz de bilhões de estrelas brilhantes" com a "luz do otimismo, da fé, da verdade e do serviço".
Kamala Harris vence em Maine, projeta AP
A Associated Press (AP) projetou a vitória de Kamala Harris em Maine, conhecido por ser reduto democrata. Apesar de Donald Trump ter sido eleito presidente dos EUA, ainda restam outros três Estados liberarem resultados eleitorais.
"Não vou desistir de lutar", diz Kamala
Kamala Harris enfatizou por diversas vezes em seu discurso as palavras "luta" e "liberdade". Em fala após a vitória de Trump, Harris disse que não desistirá "nunca de lutar pelos ideais da América".
"A luta pela liberdade, por oportunidade, por justiça e pela dignidade de todo mundo. A luta por ideais da nossa nação. Os ideais que refletem a América no nosso melhor. Não vou desistir de lutar. Nunca vou desistir de uma luta onde a América pode perseguir seus sonhos, ambições e aspirações", destacou.
"A luta pela nossa liberdade vai ser um trabalho duro. Mas trabalho duro é um bom trabalho, e pode ser prazeroso. E a luta pelo nosso país é sempre válida. Para os jovens que estão assistindo, está tudo bem se sentir triste neste momento. Quando lutamos, nós vencemos. Mas às vezes a luta não vai na direção certa, mas não significa que não vencemos. A coisa mais importante é não desistir e não deixar de tentar de tornar o mundo melhor. Vocês têm o poder e nunca ouçam, quando alguém falar pra vocês, que algo é impossível só porque não foi feito antes", completou.
Kamala Harris discursa em frente à Howard University
Ao som de "Freedom", de Beyoncé, Kamala deu início ao seu discurso. Ela agradeceu a presença de todos e falou que se sentia grata pelo apoio dos democratas.
"Fizemos isso com o conhecimento que temos mais coisas em comum do que diferenças. Eu sei que estamos experimentando raiva agora. Mas temos que aceitar o resultado das eleições. Mais cedo, falei com Trump, parabenizei ele e também falei pra ele que vamos ajudar com a transição. Nós vamos nos engajar para fazer uma transição pacífica e poderosa", disse.
Multidão aguarda por Kamala em frente à Howard University
Aos gritos de "Kamala" e "We're all alright", em tradução livre, "Estamos todos bem", multidão espera pela chegada da vice-presidente Kamala Harris na universidade localizada em Washington, D.C.