Atualizado às 8h35O eclipse solar que teve início às 6h33 desta manhã chegou ao auge com a Lua encobrindo 83,1% da luz do Sol no Rio Grande do Sul, às 7h33. As melhores regiões para observação do fenômeno são ao sul do Brasil. O eclipse durou duas horas.
Entretanto, o tempo encoberto em Porto Alegre prejudicou a visualização do eclipse, que chegou a 78,9%. Os astrônomos aconselharam a observação em um local elevado, já que o eclipse ocorre mais próximo ao horizonte devido ao nascer do sol. Em Pelotas, o obscurecimento parcial do Sol chegou a 83,1%.
O primeiro dia do inverno no Rio de Janeiro é de tempo nublado, o que impossibilitou os cariocas de observarem o fenômeno. O eclipse no estado foi de 67%. Poucas pessoas foram ao Arpoador, na zona sul, considerado o melhor ponto de observação no Rio. Um grupo de astrônomos levou 200 óculos especiais ao local, para a observação do eclipse, mas eles não tiveram utilidade.
No Recife, a Lua encobriu um terço do Sol, gerando um eclipse solar de 33%. O primeiro eclipse solar observado cientificamente no Brasil ocorreu na capital de Pernambuco.
Assista ao eclipse solar total, direto do Zimbábue, a partir das 9h30