PUBLICIDADE

10 dicas e informações sobre o YouTube Shorts

Conheça dicas e informações sobre o YouTube Shorts e veja como aproveitar os recursos e ferramentas da plataformas de vídeos curtos

21 out 2023 - 17h07
(atualizado em 23/10/2023 às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O YouTube Shorts é uma ferramenta da plataforma do Google para a criação e divulgação de vídeos curtos em modo retrato, em um formato similar ao TikTok e aos reels do Instagram. Nesse modelo, os usuários podem compartilhar materiais de até 60 segundos com visibilidade pelo app do YouTube no celular ou pelo computador.

Foto: Natanaelginting/Freepik / Canaltech

A experiência de navegação pelo aplicativo oferece a rolagem infinita por conteúdos recomendados a partir dos temas de interesses do usuário e dos assuntos em alta na plataforma.

10 dicas sobre o YouTube Shorts

Para aproveitar os benefícios e recursos dos Shorts, você pode seguir as dicas e informações abaixo e obter melhores resultados com os seus materiais.

1. Qual o formato dos Shorts?

Os vídeos curtos na plataforma têm a orientação vertical (modo retrato) na proporção 9:16, ou seja, eles são mais altos do que largos. Os Shorts são criados nesse formato para serem vistos preferencialmente no celular.

O YouTube Shorts explora vídeos curtos com orientação vertical (Imagem: Szabo Viktor/Unsplash)
O YouTube Shorts explora vídeos curtos com orientação vertical (Imagem: Szabo Viktor/Unsplash)
Foto: Canaltech

2. Quanto tempo dura um Shorts no YouTube?

A duração dos Shorts pode ter até 60 segundos. A proposta é que os materiais sejam curtos, envolventes e com recortes de conteúdo que vão direto ao ponto.

3. Onde assistir aos Shorts?

Os Shorts podem ser assistidos dentro de uma aba dedicada a esse formato dentro do aplicativo do YouTube para celular e no computador. A experiência de navegar e visualizar os vídeos, no entanto, é mais adaptada para as telas de celulares.

4. Qual é a resolução dos vídeos?

A resolução recomendada para vídeos do YouTube Shorts é de 1080 x 1920 pixels — padrão que atende a qualidade de reprodução da maioria dos celulares.

5. Onde criar Shorts do YouTube?

Para criar os vídeos, você pode utilizar a câmera do aplicativo YouTube na seção Shorts ou importar uma mídia da sua galeria. É possível editar os materiais dentro do próprio app com ferramentas para recortar, aplicar filtros e adicionar texto, áudio ou narração.

É possível usar a câmera do aplicativo ou importar um vídeo para criar Shorts (Imagem: Captura de tela/Rodrigo Folter/Canaltech)
É possível usar a câmera do aplicativo ou importar um vídeo para criar Shorts (Imagem: Captura de tela/Rodrigo Folter/Canaltech)
Foto: Canaltech

6. Remixar conteúdos publicados

Uma aplicação comum dos Shorts é usar a ferramenta "Remix" para fazer cortes de vídeos já publicados. Os materiais podem ser reaproveitados com novos elementos, enquanto o conteúdo original é creditado nas remixagens.

7. Como usar legendas nos Shorts

Independente do idioma de áudio, é recomendado usar legendas nos Shorts para melhorar a acessibilidade e alcance dos materiais. Você pode habilitar as legendas automáticas da ferramenta, mas revise o texto antes de publicar.

É importante que o posicionamento das legendas não ocupe a extremidade da parte inferior da tela, pois esse espaço é reservado para a exibição do título e descrição do material após ele ser publicado.

8. Use hashtags para impulsionar seus vídeos

Você pode usar hashtags nas descrições dos vídeos curtos para ajudar na descoberta do material dentro da plataforma. É possível inserir até 60 hashtags nos Shorts, mas uma boa prática é usar um mínimo de três, não exagerar na quantidade e escolher hashtags populares relacionadas ao conteúdo.

9. Como engajar o público?

Além de produzir conteúdos envolventes e que abordam temas em alta, você pode usar os adesivos de perguntas e respostas para aumentar o engajamento com o público. As respostas dos usuários vão direto para a seção de comentários dos seus vídeos.

10. É possível ganhar dinheiro com os Shorts?

Sim. Criadores de conteúdo que atendem aos requisitos do Programa de Parcerias do YouTube podem monetizar os Shorts. Para isso, é preciso ter 1 mil inscritos e 10 milhões de visualizações públicas de Shorts válidas nos últimos 90 dias.

Para colocar essas dicas na prática, veja também como criar YouTube Shorts e comece a explorar o formato de vídeos curtos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade