10 tendências tecnológicas que vão impactar as empresas
Em 2023, as vendas por meio de redes sociais no Brasil cresceram 35%, atingindo R$ 100 bilhões. A expectativa é a mesma para 2024
Seja uma multinacional ou uma microempresa, o empreendedor depende — além da criatividade e o trabalho árduo — da tecnologia. Para quem está começando o desafio é maior, mas, as redes sociais são acessíveis e permitem um universo de possibilidades para os negócios.
Em 2023, as vendas por meio de redes sociais no Brasil cresceram 35%, atingindo R$ 100 bilhões. A tendência se mantém em 2024, e a previsão é de 20% de crescimento em relação ao ano anterior, chegando a R$ 120 bilhões.
Um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), realizado em novembro de 2023, avaliou o comportamento de consumidores brasileiros em relação ao comércio eletrônico.
A análise mostrou resultados positivos em torno da aceitação dos brasileiros para compras pelas online e pelas redes sociais:
- 87% dos consumidores já fazem suas compras online;
- 75% utilizam as redes sociais para buscar produtos;
- 74% dos consumidores utilizam o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazerem suas compras.
Então, se você é um empreendedor começando uma micro ou pequena empresa, saiba que há diversas oportunidades que podem ser exploradas pelas redes sociais. Confira abaixo algumas das ferramentas e tendências tecnológicas que vão impactar os negócios:
Answer The Public
Você tem uma página profissional ou comercial e cria seu próprio conteúdo? Pensar no calendário de publicações pode ser um desafio quando se pensa em manter a constância. Mas, para quem está sem ideias sobre o que postar, a plataforma Answer the Public pode ajudar.
Essa é ferramenta muito interessante e eficaz para pensar em novas ideias para seus conteúdos. O Answer the Public utiliza o Google Suggest para mapear as principais perguntas que as pessoas estão fazendo sobre determinado assunto.
Você pode, por exemplo, escrever "roupas infantis" e a ferramenta te apresentará o que mais está sendo buscado sobre o assunto. É uma super ajuda na hora de criar conteúdo e também de pensar em produtos para comercializar.
Gestão de redes sociais: especialistas dão dicas para alavancar seu negócio
Você usa as redes sociais para divulgar seu negócio, quer aumentar suas vendas ou conquistar mais clientes? No dia 5 de junho, o Terra promove, a partir das 17h, uma live cheia de dicas para você decolar nas redes sociais. Não perca! O programa será transmitido na home page do Terra e no canal do portal no YouTube.
Clique aqui e conheça a plataforma de Gestão de Redes Sociais do Terra. Com ela você ganha tempo, conquista mais seguidores e aumenta a visibilidade do seu negócio na internet!
Chatbot
Como consumidor, você provavelmente já conversou com um chatbot (ou robô). Saiba que como empreendedor você também pode usar essa ferramenta no seu negócio.
No chatbot, o atendimento se dá por meio da inteligência artificial, que interage com o cliente de forma humanizada, compreendendo textos e mensagens de voz.
O robô, treinado por IA, pode identificar as necessidades do cliente e buscar uma resposta ou solução para o que está sendo solicitado com uma linguagem natural.
Por exemplo, um chatbot pode ser construído para lidar com comandos básicos, como aceitar um pedido de pizza ou redirecionar a ligação para um determinado setor de uma empresa.Quer saber mais sobre o funcionamento do chatbot? Então clica aqui.
InShot
O InShot é um aplicativo para edição de vídeos, fotos e colagens, em dispositivos Android e iOS, com ferramentas completas para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais.
Ele oferece funcionalidades básicas de edição, como transições e cores, e também adiciona stickers, textos, músicas, sons e filtros nos vídeos.
O aplicativo pode ser utilizado na versão gratuita, com grande parte das funcionalidades disponíveis. A versão paga remove permanentemente a marca d'água dos materiais editados e traz opções extras de filtros, transições e efeitos de imagem.
Confira aqui um guia prático de como usar o InShot.
Canva
O Canva é um aplicativo completo de design para criar montagens de fotos, vídeos, posts para redes sociais, documentos e apresentações, entre várias outras opções — e o melhor: você pode usar o Canva no celular.
O app permite criar artes de forma fácil, usando modelos prontos ou criando à partir dos vários templates disponíveis. Essas ferramentas podem ajudar o empreendedor a criar não só posts para redes sociais, mas também para sites, cartões para impressão, materiais gráficos como cartazes, folders, entre várias outras opções.
Com o aplicativo para Android ou iOS, é possível acessar a galeria de fotos e vídeos do seu celular e importar as mídias para edição. O aplicativo oferece a versão gratuita e o Canva Pro, serviço pago que oferece diferentes ferramentas.
Confira aqui um guia prático de como usar o Canva no celular.
Happy Scribe
O Happy Scribe é uma plataforma que vai te ajudar a transcrever áudios e vídeos de forma fácil e rápida. No seu negócio, pode te ajudar a agilizar processos burocráticos, por exemplo.
Porém, fique atento à qualidade da transcrição, uma vez que o app usa inteligência artificial para transcrever os áudios e podem passar alguns erros. É importante conferir a escrita antes de submeter nas redes sociais ou enviar a algum cliente.
Capcut
Se o seu negócio exige estar dentro das trends dos reels da internet, talvez você precise saber o mínimo de edição de vídeos. Mas, não se preocupe! O Capcut pode te ajudar.
O appé um aplicativo prático e gratuito para edição de vídeos que pode ser utilizado tanto pelo computador quanto celular. O CapCut oferece diversos recursos para a criação de projetos audiovisuais e traz opções facilitadas para postar vídeos nas redes sociais.
Com uma interface intuitiva, eo app permite desde efeitos visuais simples até a possibilidade de importar templates de outros criadores de conteúdo.
Ele é similar ao InShot, citado acima, no entanto, este app tem mais facilidade em colocar legenda automática. Com apenas alguns cliques, seu vídeo ficará legendado!
Quer aprender omo postar vídeos no CapCut? Clique aqui.
Trello
Vídeos e conteúdos constantes são essenciais para o seu negócio online. Mas, de nada adianta um bom material se não há planejamento e organização. Para isso, a tecnologia também é aliada! Esqueça a agenda de papel e conheça o Trello.
Com esta plataforma, você define uma data e já deixa tudo planejado para ser produzido. É possível colaborar, gerenciar projetos e promover a produtividade de equipes.
Preview e Plann
É do tipo organizado e valoriza um feed bonito? Essas são duas ferramentas para você visualizar como ficarão suas publicações no feed do Instagram.
E o melhor: é prático de usar! O Preview ajuda na criação de reels e stories do Instagram, além de encontrar as melhores hashtags e ideias de legendas.
Já o Plann agenda publicações, edita imagens e cria stories, entre outras funcionalidades.
Power BI (Microsoft)
Esta é u uma das ferramentas mais conhecidas de Inteligência Empresarial (BI). A plataforma pode ser utilizada para visualização, integração e análise de dados.
Com a Power BI é possível criar relatórios interativos que ajudam a trazer novas ideias sobre o seu negócio, analisando o perfil dos clientes, as tendências de vendas e o que está bombando no mercado, por exemplo.Certamente será uma grande ajuda no seu negócio, seja ele pequeno ou médio.
Para saber mais sobre o seu funcionamento, é só clicar aqui.
Factorial
Expandiu o seu negócio e tem funcionários? Pois a tecnologia também vai te ajudar na gestão dos colaboradores.
A Factorial é uma ferramenta digital de recursos humanos para pequenas e médias empresas que oferece serviços como controle da jornada de trabalho - incluindo sistema de ponto e de presença - gestão de talentos, folha de pagamento, controle de despesas corporativas e outros.
Você pode usar a versão gratuita por um tempo e depois migrar para o pacote pago.
Marketplace das redes sociais
Dica extra! Se o seu negócio está no Instagram, Facebook ou WhatsApp, a Meta — empresa dona dessas redes sociais — disponibiliza o "marketplace", uma área dedicada aos comerciantes.
Usando a sua conta pessoal no Facebook, você pode catalogar os seus produtos no Marketplace. Você não precisa baixar outro aplicativo nem fazer uma nova conta. A Meta explica em seu site como fazer o cadastro, é simples:
- Acesse a ferramenta no menu de notificação, ou no menu lateral, e clique na opção de vender para anunciar quantos itens você quiser;
- Forneça detalhes sobre o seu produto e alcance milhares de pessoas na sua comunidade;
- Você pode combinar com o seu cliente um ponto de encontro para vocês se encontrarem ou optar por enviar o produto.
"O Marketplace também é ideal para empresas expandirem seu negócio. É possível exibir uma variedade de coisas, como veículos, itens de varejo, imóveis e, até, oportunidades de emprego num único lugar", informa a Meta.