40% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe, diz estudo do Serasa
Pesquisa ouviu mais de 800 pessoas; fraudes mais comuns envolvem cartão de crédito, pix e phishing
Um estudo inédito da Serasa Experian revelou um cenário importante na cibersegurança do Brasil: cerca de 40% dos brasileiros já foram vítimas de algum tipo de fraude.
A análise, que ouviu mais de 800 pessoas, aponta para uma crescente preocupação com a segurança digital e a necessidade de maior conscientização sobre os riscos presentes no ambiente online.
"Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da segurança digital para os consumidores brasileiros", afirma Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. "As empresas precisam investir em tecnologias e práticas que garantam a proteção dos dados dos seus clientes e construam relações de confiança."
Golpes mais comuns
O estudo também revelou que os golpes mais comuns envolvem o uso indevido de cartões de crédito (39%), seguido por fraudes financeira, boleto falso e pix (32%).
Phishing, que é um ataque que tenta roubar o dinheiro ou a identidade, foi responsável por 21% dos golpes.
De acordo com os resultados, 21% dos estrevistados declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line, abrir uma conta em banco ou conseguir empréstimo.
Desses, 14% disseram que já tiveram seus documentos físicos roubados ou perdidos, dos quais 4% foram usados em fraudes.
“Emprestar dados a terceiros é uma atitude alarmante e destaca a necessidade de uma conscientização maior sobre os riscos associados a essa prática", alerta Rocha.
Segundo ele, as instituições devem implementar medidas robustas de segurança e autenticação, "mas é essencial que os usuários entendam os riscos dessa conduta e as melhores práticas para proteger suas identidades on-line e off-line", disse.
Como se proteger
Por um lado, a internet oferece uma infinidade de oportunidades. Por outro, se tornou um terreno fértil para golpistas. Para se proteger, é fundamental manter-se alerta e adotar medidas preventivas.
- Desconfie de e-mails e mensagens não solicitadas que peçam informações pessoais ou financeiras;
- Evite clicar em links desconhecidos, especialmente em e-mails, e tenha cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade;
- Utilize senhas fortes e únicas para cada conta, mantenha seus softwares e aplicativos atualizados e ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.