5 dados que mostram como o Brasil adora podcasts
Entrevistas são os campeões de audiência de podcasts no país; depois vêm as narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia
Você já pode ter percebido que o consumo de podcasts só tem crescido, especialmente no Brasil. Lavar os pratos ouvindo comentários sobre as notícias da semana, ir para o trabalho escutando histórias bizarras ou acompanhar entrevistas com nomes importantes se tornaram atividades comuns para os brasileiros.
A grande audiência da entrevista do Flow Podcast com o ex-presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (18) foi mais uma prova disso. Foram mais de 1 milhão de espectadores simultâneos, quebrando o recorde anterior da conversa com o presidente e também candidato Jair Bolsonaro (PL), com 573 mil visualizações simultâneas.
Os formatos preferidos dos brasileiros, segundo uma pesquisa de março deste ano da Statista com Ibope e CupomValido.com.br, são as entrevistas, em primeiro lugar, seguidas das narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia. Confira outros dados que atestam o nosso amor pelos podcasts:
Brasil é o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo
O estudo da Statista com Ibope e CupomValido.com.br, afirma que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts, com mais de 30 milhões de ouvintes.
A mesma pesquisa mostra que entre março de 2021 a março de 2022, mais de 40% de brasileiros ouviram podcasts pelo menos uma vez.
Brasileiros ouvem podcast cerca de uma hora por dia
De acordo com dados da Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Em junho deste ano, 66% dos brasileiros disseram ouvir podcasts para finalidades de informação, enquanto 49% escutam com objetivo de ter entretenimento, e 32%, para educação.
Isso prova que muitos estão utilizando os podcasts como maneira de se informar, como um substituto de outros meios que exerciam essa função anteriormente, como a televisão ou o rádio.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope para a CMI Globo mostrou que 44% dos brasileiros ouvem podcasts enquanto realizam tarefas domésticas, 38% ao navegar na internet, 25% antes de dormir e 24% quando trabalham ou estudam.
Quase 40% nas plataformas de streaming
Segundo uma pesquisa da Global Web Index, cerca de 37% dos usuários da internet escutam algum episódio nas plataformas de streaming.
O Spotify lidera o ranking com 25% de participação no mercado, seguido pelo Apple Podcasts, com 20%, e Google Podcasts, com 16%, de acordo com os dados da Statista com IBOPE e CupomValido.com.br.
81% dos ouvintes confiam em recomendações dos apresentadores
Um estudo global da Edison Research mostrou que 81% dos ouvintes de podcasts confiam nas recomendações dadas pelos hosts – ou apresentadores – e 71% acreditam mais nos anúncios veiculados em podcasts do que em outros tipos de mídia.
Ou seja, ao que parece, há uma relação de proximidade entre os apresentadores e ouvintes que inspira mais confiança, até mesmo em relação a conteúdos publicitários.
Brasil teve o quinto crescimento mais acelerado de podcasts no mundo
A pandemia foi um momento decisivo para o crescimento dos podcasts no Brasil. Na pesquisa de 2020 do Ibope para a CMI Globo, 57% dos ouvintes de podcasts começaram a ter esse hábito durante a pandemia.
Além disso, dos 43% que já ouviam, 31% passaram a ouvir mais do que antes também ao longo desse período. O que mais incentivou as pessoas que ouvem podcasts a irem atrás dessa mídia foi buscar conteúdo de interesse (41%). Em segundo lugar, curiosidade sobre o formato (27%), e em terceiro, indicação de amigos ou familiares (26%).
Essa tendência se confirma nos últimos dois anos. O site Statista traz o dado que em março de 2020, cerca de 13% dos internautas no Brasil já ouviam podcasts. Mas entre outubro de 2021 e março de 2022, esse percentual pulou para 28%.