62% dos brasileiros usariam inteligência artificial para aprender idiomas, diz pesquisa
Praticidade e imediatismo nas respostas foram pontos positivos destacados pelos entrevistados
Um estudo revelou que 62% dos internautas brasileiros — interessados em aprender um novo idioma — gostariam de fazer cursos facilitados pela inteligência artificial (IA).
O objetivo do estudo era entender a percepção em relação ao uso da inteligência artificial no aprendizado de línguas e a importância do domínio da língua no mercado de trabalho.
Segundo o levantamento, além de 62% dos entrevistados terem afirmado que gostariam de fazer cursos de inglês facilitado pela IA, 55% acreditam que aprenderiam melhor se fizessem cursos com ferramentas e professores virtuais treinados por tecnologia.
E, 37% afirmaram que fariam um curso de inglês que combinasse aulas com professores nativos reais com conteúdos otimizados por Inteligência Artificial.
O levantamento foi feito em setembro de 2023 pela Open English, em parceria com o Instituto QualiBest, e ouviu 859 internautas brasileiros.
A amostra inclui dados coletados de forma online, com pessoas com idades entre 18 e 60 anos, das classes A, B e C, em todos os gêneros e regiões do país.
O índice também é bastante positivo quando perguntados sobre a possibilidade de aprender inglês com ferramentas e professores virtuais treinados por IA. 55% têm uma percepção positiva em relação ao tema, sendo que entre os jovens (18 a 24 anos) esse índice é ainda maior, chegando a 63%.
Quando questionados sobre os motivos que eles acreditam que aprenderiam melhor com o uso da IA, as respostas foram:
- Praticidade;
- Imediatismo para tirar as dúvidas;
- Melhorar na capacidade de aprendizado e desenvolvimento.