6G promete ser até 100 vezes mais rápido que 5G e já tem data para chegar
Nokia projeta chegada da nova rede de conexão móvel para 2030 No Brasil, Anatel avança 5G e aguarda definição de padrões para definir plano para 6G
O avanço da cobertura de 5G no Brasil e no mundo tem oferecido acesso à internet em velocidades cada vez mais rápidas, além de uma garantia de conectividade praticamente ininterrupta em diversas partes do globo. Enquanto a rede 5G é uma revolução que ainda precisa chegar em vários pontos, os olhares da tecnologia já estão no próximo passo: o 6G.
É verdade que a tecnologia ainda está em fase preliminar, praticamente como conceito, bem distante do acesso ao público de forma comercial. Apesar disso, já há testes em operação, incluindo um satélite 6G chinês, o primeiro do mundo, lançado em 2024.
O verdadeiro potencial do 6G
A rede 6G traz a próxima geração das tecnologias sem fio, com a missão de superar os recursos do 5G. A expectativa é de operação em frequências mais altas, resultando em velocidades que podem ser 50 a 100 vezes maiores do que as praticadas hoje em dia. Isso, é claro, dependendo de fatores de conectividade para cada operadora e região.
Assim como ocorreu no salto do 4G para o 5G, a evolução para o 6G deve ter como principal vantagem a redução da latência na comunicação. Especialistas projetam uma velocidade até 1.000 vezes mais rápida para as novas redes. Isso significa avanços tremendos para tecnologias como experiências imersivas de realidade virtual e jogos em tempo real ou veículos autônomos, por exemplo.
Além disso, uma rede 6G mais capaz aceita a conexão de mais dispositivos conectados e menor interferências. Ou seja, o mundo da chamada Internet das ...
Matérias relacionadas
Redes 'impuras' dão lugar a novo 5G puro no Brasil
Como desbloquear e recuperar seu Android caso você tenha esquecido o padrão ou senha