PUBLICIDADE

7 em cada 10 transações financeiras são feitas pelo celular, diz pesquisa da Febraban

O ranking dos ambientes digitais em que as transações são feitas são mobile banking, internet banking e apps de mensagens

26 jun 2024 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Pexels por Pixabay / Flipar

A segunda edição da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, desenvolvida pela Deloitte e divulgada nesta quarta-feira (26), mostra que sete em cada 10 transações bancárias realizadas por brasileiros são feitas pelo celular.

No total de 2023, 130,7 bilhões de operações foram feitas por esse método, crescimento de 22% sobre o ano anterior.

O estudo também mostra que entre 2019 e 2023, esse tipo de transação deu um salto: uma alta de 251% no país, com o dobro no volume totais, as movimentações por dispositivos aumentou 3,5 vezes no país. 

No ano passado, brasileiros fizeram 186 bilhões de transações em vários de atendimento das instituições financeiras, um alta de 19% em comparação ao ano anterior.

Além do celular, outros canais digitais, como o internet banking e aplicativos de mensagens, correspondem a 79% do total das transações, ou seja, praticamente 8 em cada 10.

“O celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias. A pesquisa mostra mais uma vez a grande aceitação do público com o mobile banking, devido à eficiência e praticidade nas operações do dia a dia”, disse Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, em comunicado à imprensa.

Como encontrar um celular no modo silencioso? Como encontrar um celular no modo silencioso?

Outro dado da pesquisa mostra que transações por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, cresceram 76%, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões. Segundo o estudo, 100% dos bancos entrevistados oferecem esse tipo de serviço.

Pix

O Pix se consolidou no mercado brasileiro, mas segue em ascensão, de acordo com os dados. No total, em 2023, as instituições viram um crescimento de 16% no total de usuários cadastrados.

Dados do Banco Central (BC) mostram que a ferramenta foi a responsável por adicionar 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro nacional, promovendo bancarização no país.

“O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro e continua constantemente nos surpreendendo. Suas operações continuam em ascensão e batem consecutivos recordes”, afirma Mulinari.

A quantidade de transações com o Pix cresceu 74% entre 2022 e 2023, passando de 24,1 bilhões para 41,9 bilhões, conforme o BC.

A pesquisa também mostrou avanço em todas as formas de pagamento com a ferramenta: QR Code dinâmico (254%), QR Code estático (194%), inserção manual de dados (51%), com chaves Pix (44%) e como iniciador de pagamentos (25%).

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade