99Pay investe em ação com judoca para aumentar defesa digital de clientes
Parceira foi firmada com o judoca Flávio Canto para ensinar usuários a identificarem fraudes online
A 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, lançou uma campanha online com o judoca Flávio Canto para fortalecer a defesa digital de usuários contra golpes financeiros.
O Brasil é o segundo país com mais vítimas de crimes digitais, como golpes online. As fraudes mais comuns são aquelas que acontecem quando as pessoas tentam comprar ou vender algo na internet.
Um estudo, lançado no ano passado na Semana de Segurança, feita pela AllowMe, icarros Itaú, OLX, Unico, Who e Zoop, mostrou que 80 mil pessoas foram vítimas desses golpes, causando prejuízos de mais de R$ 500 milhões em 2023.
As fraudes mais comuns são phishing, que usa e-mails, mensagens ou ligações falsas para induzir as pessoas a compartilhar dados sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito.
Ao mesmo tempo, apenas 25% dos brasileiros se sentem seguros usando bancos online ou carteiras digitais, segundo dados da Kaspersky.
Contra golpes
A alusão da campanha que utiliza o judoca contra as fraudes digitais é para conscientizar clientes e ensiná-los a se protegerem de golpes.
Canto educará os usuários em miniaulas utilizando metáforas do judô, modalidade que lhe rendeu uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e consagrou o ex-atleta brasileiro.
"Estou super feliz de fazer parte de uma ação que hoje é valiosa e necessária. Depois da pandemia, a digitalização de produtos e serviços financeiros cresceu muito, tanto entre os jovens quanto entre as pessoas mais velhas", afirmou.
As videoaulas serão veiculadas nas redes sociais da 99Pay, como Instagram, TikTok e Youtube, além dos perfis oficiais do judoca. A 99Pay tem cerca de 15 milhões de usuários, como informou a empresa.
Como a 99Pay identifica golpes
Em 2023, a carteira digital identificou e derrubou mais de 1.000 perfils que aplicavam golpes digitais com o nome da marca.
Para monitorar esses criminosos, a empresa utiliza de criptografia para proteger a entrega de seus clientes em todas as operações da carteira.
Além do trabalho manual, o time de cibersegurança conta com tecnologias de inteligência artificial (IA) que detectam anomalias em atividades financeiras e identificam as fraudes, como explicou Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay.