A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit
Os orçamentos da Arábia Saudita apontam para um déficit de quase 27 bilhões de dólares O projeto Visão 2030 e o preço do petróleo parecem ser os principais responsáveis
A Arábia Saudita enfrenta um desafio crítico: manter sua influência no mercado de petróleo enquanto constrói uma economia que não dependa exclusivamente desse recurso natural. O projeto Visão 2030 é sua aposta para alcançar esse objetivo, mas os custos e o panorama energético global tornam o caminho mais complicado. O problema é que construir megacidades no meio do deserto não é nada barato.
Na verdade, é tão caro que o país já prevê um déficit de quase 27 bilhões de dólares em seus orçamentos para 2025.
Déficit
Nos orçamentos de 2025, a Arábia Saudita projeta um déficit fiscal de aproximadamente 26,9 bilhões de dólares. Como aponta a Reuters, espera-se que as receitas em 2025 ultrapassem os 315 bilhões de dólares, enquanto as despesas devem chegar a cerca de 342 bilhões. E algo que não contribui para uma melhora da situação é o preço do petróleo.
O país, que por anos dominou o mercado mundial do petróleo como um dos membros mais influentes da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), deseja manter o preço do barril elevado. No entanto, espera-se uma tempestade perfeita nesse setor.
Segundo o The Wall Street Journal, a OPEP deu permissão aos Emirados Árabes Unidos - outro grande produtor - para aumentar o fluxo de barris no mercado a partir de janeiro de 2025. Além disso, países como Iraque e Cazaquistão também estão pressionando para expandir sua produção.
Olho em Trump
Como se não bastasse, os EUA podem entrar de vez nessa guerra do petróleo. Com Trump ...
Matérias relacionadas
Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X