Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit

Os orçamentos da Arábia Saudita apontam para um déficit de quase 27 bilhões de dólares O projeto Visão 2030 e o preço do petróleo parecem ser os principais responsáveis

30 mar 2025 - 22h17
(atualizado em 31/3/2025 às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Arábia Saudita enfrenta um desafio crítico: manter sua influência no mercado de petróleo enquanto constrói uma economia que não dependa exclusivamente desse recurso natural. O projeto Visão 2030 é sua aposta para alcançar esse objetivo, mas os custos e o panorama energético global tornam o caminho mais complicado. O problema é que construir megacidades no meio do deserto não é nada barato.

Na verdade, é tão caro que o país já prevê um déficit de quase 27 bilhões de dólares em seus orçamentos para 2025.

Déficit

Nos orçamentos de 2025, a Arábia Saudita projeta um déficit fiscal de aproximadamente 26,9 bilhões de dólares. Como aponta a Reuters, espera-se que as receitas em 2025 ultrapassem os 315 bilhões de dólares, enquanto as despesas devem chegar a cerca de 342 bilhões. E algo que não contribui para uma melhora da situação é o preço do petróleo.

O país, que por anos dominou o mercado mundial do petróleo como um dos membros mais influentes da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), deseja manter o preço do barril elevado. No entanto, espera-se uma tempestade perfeita nesse setor.

Segundo o The Wall Street Journal, a OPEP deu permissão aos Emirados Árabes Unidos - outro grande produtor - para aumentar o fluxo de barris no mercado a partir de janeiro de 2025. Além disso, países como Iraque e Cazaquistão também estão pressionando para expandir sua produção.

Olho em Trump

Como se não bastasse, os EUA podem entrar de vez nessa guerra do petróleo. Com Trump ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O Japão está sofrendo um número recorde de falências em lojas de ramen; e é em parte o resultado da "barreira dos 1.000 ienes"

Muitos tentaram transformar esta história em filme, mas David Lynch foi o primeiro a conseguir: hoje, você pode assistir este épico de ficção científica no streaming

A Toyota ostentava uma filosofia "kaizen" e um perfeccionismo doentio; Tesla e BYD têm sérias dúvidas de que seja realmente útil

Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X

Alguém pegou um Renault 5 e colocou nele um motor rotativo Mazda; o resultado já é pago a um preço estratosférico

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade