Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Austrália está tão desesperada com a crise imobiliária que tomou uma decisão: proibir compras estrangeiras

Vai proibir a compra de casas já existentes por investidores estrangeiros, inclusive residentes temporários. "Os australianos poderão comprar casas que, de outra forma, seriam adquiridas por investidores estrangeiros."

30 mar 2025 - 09h29
(atualizado em 31/3/2025 às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Austrália teve uma ideia para tentar resolver (ou ao menos amenizar) a crise habitacional que já se arrasta há tempos: dificultar o acesso de investidores estrangeiros ao seu mercado imobiliário — tanto para quem quer comprar terrenos quanto para quem busca imóveis já prontos.

A restrição já começa a gerar certa preocupação na Índia, de onde vem grande parte da imigração australiana; mas além da Oceania ou da Ásia, o tema chama atenção por outro motivo: a proposta e seus objetivos.

Afinal, a Austrália não é o único país enfrentando uma crise de moradia — e tampouco é o primeiro governo a cogitar vetar estrangeiros. Na Espanha, por exemplo, já se discute limitar a compra de imóveis por investidores de fora da União Europeia, e em Barcelona há quem defenda estender essa restrição até mesmo a cidadãos comunitários que não pretendem fixar residência na cidade.

O que aconteceu?

O governo australiano decidiu adotar "medidas drásticas" contra a compra de casas e terrenos por estrangeiros — palavras do próprio Executivo. Há poucos dias, a poucos meses das eleições parlamentares e com a questão da moradia no topo das preocupações nacionais, o governo de Anthony Albanese anunciou um plano "enérgico" para evitar que operações feitas por compradores internacionais dificultem (ainda mais) o acesso dos australianos à casa própria.

O plano se apoia em duas ações principais: restringir ou até mesmo proibir diretamente as compras vindas de fora do país.

O que exatamente está sendo ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O Japão está sofrendo um número recorde de falências em lojas de ramen; e é em parte o resultado da "barreira dos 1.000 ienes"

Muitos tentaram transformar esta história em filme, mas David Lynch foi o primeiro a conseguir: hoje, você pode assistir este épico de ficção científica no streaming

A Toyota ostentava uma filosofia "kaizen" e um perfeccionismo doentio; Tesla e BYD têm sérias dúvidas de que seja realmente útil

Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X

A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade