A China está monitorando de perto a ação dos Estados Unidos com o Stargate; e já tem a resposta pronta
O "projeto Stargate" com o qual os EUA planejam desenvolver sua IA custará a enorme quantia de 500 bilhões de dólares Em junho de 2024, estavam recém-terminados ou em construção pelo menos 250 centros de dados avançados na China.
O Governo dos EUA liderado por Donald Trump está decidido a liderar no campo da inteligência artificial (IA) a qualquer custo.
E, inicialmente, essa iniciativa, batizada pela nova Administração como "projeto Stargate", custará 500 bilhões de dólares. Esse dinheiro virá dos cofres do grupo de investimentos japonês SoftBank; dos cofres da OpenAI, os criadores do ChatGPT; dos cofres da Oracle; e, por último, também será aportado pela firma de investimentos emiratí MGX.
Essas empresas apoiarão a construção, nos próximos quatro anos, de uma rede avançada de centros de dados que abrigará a infraestrutura de computação de alto desempenho necessária para manter os EUA na liderança no campo da IA.
Curiosamente, a ponta de lança dessas instalações já está sendo construída no Texas (EUA). Para a China, esse projeto ambicioso dos EUA representa uma ameaça na mesma medida em que, para o país liderado por Donald Trump, os avanços chineses em IA constituem um problema.
A resposta da China já está em andamento
A Administração liderada por Xi Jinping apressou-se para informar aos EUA que seu plano Stargate receberá uma resposta por parte de seu país. "A China alcançou avanços impressionantes na construção de centros de computação inteligente.
Enquanto mantiver o ritmo atual, a diferença no campo da infraestrutura de computação que os separa dos EUA será ainda mais reduzida... apesar do projeto Stargate", declarou Lian Jye, analista-chefe da consultoria britânica Omdia.
As sanções à ...
Matérias relacionadas