Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A ciência descobriu o truque para aumentar a produtividade: gerar incerteza melhora a concentração

4 abr 2025 - 16h15
(atualizado em 7/4/2025 às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Procrastinar e se distrair. Arranques de produtividade e concentração no máximo. Seja qual for o lado com o qual você se identifica, ou se navega entre ambos, é importante entender algo: realizar tarefas não é o equivalente a brincar na água, na verdade, é mais como subir em uma prancha e surfar.

Essa analogia foi apresentada em 1975 pelo psicólogo húngaro-americano Mihály Csíkszentmihályi. De acordo com seus estudos, assim como pesquisas posteriores, ele chamou isso de um "estado de fluxo". Estado esse alcançado por meio de certas condições: concentração, conhecimento e motivação.

De acordo com sua pesquisa "Experiência ótima e crescimento pessoal: fluxo e consolidação da identidade de lugar", é indispensável contar com os três ingredientes mencionados para alcançar esse estado mental.

A razão é simples: você pode estar altamente motivado para concluir uma tarefa, mas se faltar o conhecimento necessário, sua concentração se perderá enquanto aprende como realizá-la. Da mesma forma, você pode ter os conhecimentos necessários, mas se faltar motivação, o progresso será mais lento.

Por sua vez, o professor assistente em comportamento organizacional da Escola de Negócios de Stanford, David Melnikoff, realizou pesquisas para identificar como e por que o cérebro entra nesse "estado de fluxo".

A alavanca da motivação

Melnikoff descobriu o seguinte: para alcançar altos níveis de produtividade, você só precisa pegar uma situação incerta e aprender a exercer controle sobre ela. De ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A nave estelar de Elon Musk explodiu sobre o Caribe, liberando uma chuva espetacular de destroços em chamas

A física está quebrada e temos cada vez mais evidências: nova estimativa da constante de Hubble expõe o problema

"Provavelmente não vamos conseguir voltar": o drama dos astronautas presos no espaço há nove meses, por dentro da missão.

Tínhamos pistas de que outrora existiu um grande oceano em Marte: o rover chinês Zhurong conseguiu encontrar a linha costeira

"Se atingirmos o nosso objetivo, será desencadeada uma revolução na física": falamos com Santiago Folgueras, físico do CERN

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade