A empresa chinesa que começou a vender calçados num trem agora enfrenta a Adidas: Anta é a próxima gigante do esporte
Anta Sports, líder esportiva líder da China, está passando de fabricante local para gigante global. É um exemplo da nova ambição industrial da China
Há pouco mais de trinta anos, um adolescente chinês chamado Ding Shizhong viajava de trem de Fuzhou para Pequim carregado de calçados feitos no negócio da família. Hoje, essa empresa não só ultrapassou a Adidas como a segunda marca esportiva na China, mas também caminha para outro posto: uma peça importante do setor em nível global.
Essa empresa é a Anta Sports.
Força financeira de uma gigante
Muita coisa mudou desde os dias de Shizhong carregando sapatos em um trem. A Anta Sports agora tem um faturamento de quase US$ 81 bilhões por ano (R$ 460 bi), de acordo com dados do Financial Times de 2023.
A história da Anta representa mais do que apenas a ascensão meteórica de uma empresa: simboliza bem a transformação da China de "fábrica do mundo" para uma potência inovadora capaz de competir em valor agregado com marcas ocidentais estabelecidas.
E os tênis - atrás de celulares e carros - são seu novo campo de batalha.
Sua ascensão global ainda é uma tendência a ser consolidada, mas o crescimento da China é inegável. Somente no primeiro semestre de 2024, apresentou receitas de US$ 4,7 bilhões (R$ 26,7 bi). Isso representa, de acordo com dados do Jing Daily:
- 20% a mais que a Nike China.
- 160% a mais que a Adidas China.
Além disso, a Anta opera mais de 9 mil lojas de varejo, a maioria delas na China continental. Para entender o tamanho desse número, a Nike e a Adidas lidam com números semelhantes de entre 1 e 2 mil lojas, mas em todo o mundo. Quase todas as 9 mil da Anta ...
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