A falta de crescimento geracional força o Japão a tomar medidas desesperadas: fazer com que aposentados voltem ao trabalho
No Japão, cerca de 29,3% da população já deveria estar aposentada, mas 9,14 milhões de pessoas com mais de 65 anos continuam trabalhando, mesmo após alcançar a idade para se retirar. Um em cada quatro aposentados permanece no mercado de trabalho, e muitos deles se dedicam a cuidar de outros idosos.
O Japão está à beira de uma das piores crises demográficas da sua história devido à falta de renovação geracional da força de trabalho, o que tem provocado uma situação crítica de escassez de mão de obra. Somada à delicada situação econômica global, essa realidade tem levado empresas a recorrerem novamente a trabalhadores já aposentados para ocupar postos complementares e reforçar suas modestas aposentadorias.
Uma população cada vez mais envelhecida
Há décadas, o Japão enfrenta uma queda drástica nos índices de natalidade. Segundo dados do Statista, a taxa de fertilidade do país é de apenas 1,4 filhos por mulher em idade fértil, enquanto o índice necessário para garantir a renovação populacional é de 2,1 filhos por mulher. Para comparação, a taxa da Espanha é ainda menor, com 1,3 filhos por mulher.
Como consequência, o Japão atingiu um recorde histórico no número de pessoas com 65 anos ou mais, ultrapassando 36,25 milhões em 2024. Esse número representa 29,3% da população total e um aumento de 20 mil pessoas em relação a 2023, de acordo com dados do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.
Recorde de aposentados ativos no mercado de trabalho
Dados recentes revelam que, dos 36,25 milhões de japoneses com mais de 65 anos, cerca de 9,14 milhões voltaram a trabalhar após a aposentadoria. Segundo informações divulgadas pela Nippon, esse número de "aposentados ativos" representa 25,3% do total de pessoas acima de 65 anos no Japão, ou seja, um em cada quatro ...
Matérias relacionadas
México condena Emilia Pérez: a pior coisa de todo o filme não é o espanhol de Selena Gomes
Desvendado o mistério de telefones do Garfield que apareciam em praias francesas