A mais recente invenção militar da China é um radar de 1.000 metros de profundidade; e acaba de atingir um marco ao detectar um avião
Tecnologia melhora a capacidade de detecção submarina da China e seu preparo para enfrentar ameaças aéreas
A China está desenvolvendo sensores e radares de diversas características, o que sugere um futuro muito diferente do atual. Em setembro, o país testou um dispositivo chamado LARID, um super-radar que foi capaz de detectar uma gigantesca bolha de plasma invisível na Pirâmide de Gizé. O mais recente, no entanto, é algo bem distinto e que pode mudar o campo de batalha.
Radar submarino sem precedentes
Em uma localização secreta a 1.000 metros de profundidade, cientistas chineses desenvolveram e testaram o que parece ser um sensor submarino inédito, capaz de detectar aviões a grandes altitudes a partir das profundezas do oceano. Isso representa um avanço estratégico sem igual para a frota de submarinos do Exército Popular de Libertação (EPL). Para se ter uma ideia, a tecnologia conseguiu identificar um avião de asa fixa a 5.000 metros de altura, um feito que nenhuma outra nação conseguiu até hoje.
Essa tecnologia, que até então era considerada impraticável devido às complexas propriedades acústicas da água, pode melhorar drasticamente a capacidade de sobrevivência dos submarinos diante de aviões de guerra antissubmarinos, equipados com sensores avançados para localizá-los e destruí-los.
Implicações e capacidades
O radar submarino representa uma vantagem estratégica significativa para o país. A razão? Ele poderia inverter o combate atual, permitindo que seus submarinos passem de alvos a caçadores na guerra antissubmarina.
Atualmente, aeronaves equipadas com sensores avançados ...
Matérias relacionadas