Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A NASA fez as contas: a China pode desacelerar a rotação da Terra

A Barragem das Três Gargantas é capaz de reter um gigantesco corpo de água de 40 bilhões de litros Seu enchimento deslocaria ligeiramente o eixo da Terra, aumentando a duração do dia em 0,06 microssegundos

5 mar 2025 - 10h11
(atualizado em 6/3/2025 às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Barragem das Três Gargantas é uma maravilha da engenharia moderna. Localizada no região central da China, ela interrompe a passagem do Rio Yangtze, o mais longo da Ásia, gerando mais eletricidade do que qualquer outra usina hidrelétrica do planeta.

É tão grande que, segundo a NASA, seu enchimento pode desacelerar a rotação da Terra. Com impacto mínimo, mas destacando a influência humana nos equilíbrios planetários; mesmo os mais fundamentais.

Barragem das Três Gargantas

O Rio Yangtze é o terceiro mais longo do mundo, atrás do Amazonas e do Nilo. Também chamado de Rio Azul, ele drena uma bacia de quase dois milhões de quilômetros quadrados, alimentando 40% do território chinês com água. No curso médio do rio, há três desfiladeiros naturais chamados Qutang, Wu e Xiling: as Três Gargantas.

Em 2012, quase duas décadas após o início das obras, a China inaugurou a maior usina hidrelétrica do mundo, construída no rio Yangtze, na província de Hubei, para aproveitar a cachoeira das Três Gargantas.

Como a China ofuscou Itaipu

Com capacidade de 22.500 MW, a Usina das Três Gargantas é a primeira a gerar mais energia que a hidrelétrica de Itaipu, compartilhada pelo Brasil e Paraguai no Rio Paraná.

Em 2020, após fortes chuvas de monções, a Usina das Três Gargantas quebrou o recorde de Itaipu de 103 TWh por ano. Naquele ano, suas 32 turbinas de 700 MW produziram quase 112 TWh de eletricidade, mais do que países inteiros, como Finlândia ou Chile, consomem anualmente. A megaestrutura...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um laboratório na Coreia conseguiu produzir hidrogênio em larga escala a partir de uma mercadoria abundante: esgoto

Em junho, um morador de uma pequena ilha no Alasca viu um rato; desde então, 400 pessoas estão procurando o animal como loucas

Há 60 anos perdemos de vista um dos poucos mamíferos que põem ovos; agora os redescobrimos

Na busca por novos metamateriais chegamos ao impensável: um capaz de contar até 10

Nova corrida armamentista começou: a disputa é entre EUA, Rússia e... China

Xataka
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade