A Suíça é incrível e não quer que os painéis solares a estraguem: então eles decidiram instalá-los nos trilhos do trem
Sem dúvida, os projetos de energia renovável costumam ter um impacto visual no meio ambiente. Uma das opções para mitigar esse efeito não é rejeitar essas iniciativas, mas integrá-las harmoniosamente à paisagem, como a Suíça fez nos trilhos do trem.
O projeto é liderado pela Sun-Ways, uma startup suíça que desenvolveu um programa piloto que consiste na primeira usina solar desmontável do país, localizada em uma linha ferroviária.
Este sistema, que está programado para ser implementado ainda em 2025, já foi aprovado pelo Departamento Federal de Transportes. Este endosso permite a instalação de painéis solares em um trecho de 100 metros da linha 221 da transN, uma empresa dedicada ao transporte público.
Como resultado, o programa piloto incluirá 48 painéis de 380 W de potência cada, capazes de fornecer eletricidade para toda a rede local. Estima-se uma produção anual de 16.000 kWh, graças à colaboração com o fornecedor local de eletricidade Viteos e a DG-Rail, empresa especializada em instalações elétricas ferroviárias. O orçamento inicial é de 585 mil francos suíços, cerca de R$ 3,83 milhões.
De acordo com a startup, os módulos solares podem ser instalados manualmente ou com uma máquina ferroviária projetada especificamente para essa finalidade, permitindo a colocação de até mil metros quadrados de painéis por dia. Por serem removíveis, eles também facilitam as tarefas de manutenção.
Um processo de implementação complicado
No entanto, o processo não foi fácil. A Suíça é ...
Matérias relacionadas
Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X
A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit