Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acabamos de encontrar as salas de banho de uma mansão de Pompeia; uma amostra do luxo e do lado sombrio dos romanos

Um dos últimos achados em Pompeia foi um enorme complexo para banhos que teria pertencido a uma das maiores personalidades da cidade

13 abr 2025 - 10h26
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Pompeia é um dos grandes tesouros arqueológicos do mundo. Há 2.000 anos, a onda piroclástica do Vesúvio devastou e sepultou as cidades de Pompeia e Herculano e, embora as escavações arqueológicas tenham começado em 1739, ainda continuamos descobrindo os segredos daquela civilização.

Estima-se que um terço da cidade ainda permaneça soterrado, mas, nos últimos anos, encontramos detalhes interessantíssimos, como o genoma de um pompeiano e também rolos de papiro carbonizados com o que pode ser a possível localização do túmulo de Platão. No ano passado, foi dado um passo importante para compreender melhor como era a sociedade da época.

Primeiro, foi encontrada uma "sala negra" de cerca de 15 metros de comprimento por seis de largura, que se estima ter sido uma sala de banquetes. A pintura negra das paredes serviria para disfarçar a fuligem das lâmpadas a óleo, e algo surpreendente é que os afrescos das paredes estavam perfeitamente conservados. O segundo grande achado foi a "sala azul".

Essa, talvez, seja ainda mais interessante, não apenas porque os afrescos também estavam em perfeito estado, mas pelo pigmento azul, algo nada comum nos espaços pompeianos, pois era reservado às áreas mais destacadas da cidade. Além disso, havia grandes ânforas e uma grande quantidade de restos de mariscos.

Descritas como "uma descoberta única em um século", essas salas agora ganham um esclarecimento: a sala azul e a sala negra faziam parte de uma residência destinada aos mais ricos entre os ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A instalação é uma das barreiras para o sucesso dos painéis solares; a China quer consertar isso com "adesivos"

Alguns fãs fundaram uma cidade medieval para viver como num RPG, até que tudo saiu do controle

As tarifas já começam a cobrar seu preço — e o primeiro grande impacto foi no petróleo

Um homem comprou uma placa para seu carro por 3 mil pesos: foi a primeira pedra do império que o tornou milionário

A ilha japonesa de Yonaguni era conhecida por sua beleza e por Bad Bunny; agora, é uma fortaleza militar

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade