Ação do Twitter cai 20% e crescimento de usuários desacelera
Após pico de US$ 74 em dezembro, valor do papel chega a US$ 50 e preocupa analistas
As ações do Twitter chegaram a cair mais de 20% nesta quinta-feira, pico que representa uma perda de bilhões de dólares em valor de mercado para a empresa. A companhia divulgou uma forte desaceleração no crescimento de usuários.
A ação, que estreou na bolsa de valores em novembro a US$ 26, atingiu a mínima de US$ 50 no início das negociações desta quinta-feira, após pico de US$ 74,73 em dezembro. Às 14h49 (horário de Brasília), o papel caía 20,6%.
Analistas, diferentemente de investidores, se mostraram divididos sobre o cenário para a empresa após a divulgação dos resultados do quarto trimestre.
O Twitter, segundo avaliações de corretoras, é ou um detentor de um produto de nicho sobrevalorizado cujo potencial está caindo, ou um fenômeno subvalorizado que deve dar trabalho ao Facebook em sua renda no segmento de telefonia móvel.
"Permanecemos fortemente no segundo campo...", disse o Deutsche Bank, uma de pelo menos seis instituições que elevaram o preço-alvo ou recomendação para a ação do Twitter.
O Deutsche Bank disse em uma nota com título "Ótimo trimestre, apesar da métrica mais importante" que está impressionado com a melhora na monetização do Twitter e espera que a desaceleração no crescimento seja revertida em 2014.
A corretora, que vê o Twitter no caminho para atingir 1 bilhão de usuários, manteve a recomendação de compra para a ação e elevou o preço-alvo de US$ 50 para US$ 65. O concorrente Facebook tem 1,2 bilhão de usuários.
O UBS, por outro lado, emitiu uma recomendação de "venda" e cortou o preço-alvo de US$ 45 para US$ 42. A instituição foi uma das oito a cortar os preços-alvos ou recomendações para as ações do Twitter.
"A falta de adoção pelo grande público ou caso de uso mais simples era uma das nossas preocupações no IPO e parece que isso ocorreu mais rápido do que antecipávamos", disse o analista Eric Sheridan em nota.
O Twitter divulgou receita melhor do que a esperada, de US$ 243 milhões para o quarto trimestre, em seu primeiro resultado desde o IPO.
Investidores, porém, deram mais importância ao anêmico crescimento de usuários do serviço, assim como na forte queda na medida de engajamento dos usuários.
O Twitter registrou uma média de 241 milhões de usuários mensais no trimestre encerrado em dezembro, alta de 3,8% sobre os três meses anteriores. Essa foi a menor taxa de crescimento na comparação trimestral desde que a empresa começou a divulgar os números.
Porém, a empresa informou que gerou US$ 1,49 por 1.000 visualizações de timeline, um salto de 76% sobre o mesmo trimestre de 2012.
O presidente-executivo do Twitter, Dick Costolo, expressou confiança sobre melhoria no crescimento de usuários do serviço este ano.