Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ação judicial acusa Amazon de rastrear consumidores secretamente por celular

29 jan 2025 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

A Amazon.com foi processada nesta quarta-feira por consumidores que acusaram a gigante do varejo de rastrear secretamente seus movimentos por meio de seus celulares e de vender os dados coletados.

De acordo com uma ação coletiva proposta no tribunal federal de São Francisco, a Amazon obteve "acesso indireto" aos telefones dos consumidores ao fornecer a dezenas de milhares de desenvolvedores de aplicativos um código conhecido como "Amazon Ads SDK", para ser incorporado aos apps.

Isso supostamente permitiu que a Amazon coletasse uma enorme quantidade de dados de geolocalização, com registro de data e hora, sobre onde os consumidores vivem, trabalham, fazem compras e visitam. Os dados teriam revelado informações confidenciais, como afiliações religiosas, orientações sexuais e problemas de saúde.

"A Amazon efetivamente coletou impressões digitais dos consumidores e correlacionou uma grande quantidade de informações pessoais sobre eles sem o conhecimento e consentimento dos consumidores", diz a denúncia.

A reclamação foi registrada por Felix Kolotinsky, de San Mateo, Califórnia, que disse que a Amazon coletou suas informações pessoais por meio do aplicativo "Speedtest by Ookla" em seu telefone.

Ele disse que a conduta da Amazon violou a lei penal da Califórnia e uma lei estadual contra acesso não autorizado a computadores. Kolotinsky busca danos não especificados para milhões de californianos.

Sediada em Seattle, a Amazon não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. Os advogados do autor não responderam imediatamente aos pedidos de comentários adicionais.

Indivíduos e reguladores estão reclamando cada vez mais que empresas tentam lucrar com informações coletadas sem consentimento por meio de celulares.

Em 13 de janeiro, o estado do Texas processou a Allstate por supostamente rastrear motoristas por meio de celulares, usar os dados para aumentar prêmios ou negar cobertura e vender os dados para outras seguradoras.

A Allstate disse que sua coleta de dados está em total conformidade com todas as leis e regulamentos. Pelo menos oito processos privados semelhantes contra a Allstate foram posteriormente arquivados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade