Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adeus, xixi no potinho: empresa cria aparelho para checar urina em casa

Gadget examina urina em tempo real e envia dados para o aplicativo da empresa

4 jan 2023 - 17h30
Compartilhar
Exibir comentários
Seu xixi poderá contar com novas métricas de saúde - de casa.
Seu xixi poderá contar com novas métricas de saúde - de casa.
Foto: Divulgação / Withings

Que a urina é um meio de coletar dados sobre a saúde, isso já é sabido. Mas, você não precisará mais ir ao médico ou fazer "xixi em potinho". A empresa Withings lançará na feira CES, em Las Vegas (EUA), um verdadeiro laboratório miniaturizado que se conecta a um vaso sanitário e coleta urina para realização de testes, o chamado U-Scan. O evento vai até domingo (8).

Por mais bizarro que pareça, essa pode ser uma forma futurista de obter dados corporais e ajudar a fornecer um equilíbrio imediato da saúde

Medindo 90 milímetros de diâmetro, o miniaparelho foi projetado para detectar biomarcadores na urina por meio de um sensor térmico, que ativa uma bomba responsável por enviar o líquido para uma cápsula de teste (um cartucho).

E aí toda a mágica acontece: quando a medição dos biomarcadores é finalizada, a urina é eliminada em saída de resíduos e o U-Scan aproveita a água da descarga para realizar a limpeza.

Os dados são enviados via wi-fi ao aplicativo da empresa. Cada cartucho inclui mais de 100 resultados de biomarcadores. O lançamento incluem os cartuchos Nutri Balance e Cycle Sync disponíveis, que podem monitorar pH, cetonas, vitamina C, albumina, creatinina e gravidade específica (a concentração da urina) entre outras.

De acordo com a empresa, o Gadget é uma solução doméstica para dar aos profissionais de saúde acesso a dados regulares e precisos de urinálise para monitorar com mais facilidade seus pacientes.

“O U-Scan foi projetado para ser totalmente personalizável para fornecer dados inovadores para auxiliar pesquisas médicas, ensaios clínicos ou monitoramento remoto de pacientes”, escreveram.

A bateria do U-Scan foi projetada para durar até três meses, e cada cartucho também foi projetado para durar o mesmo período. O dispositivo pode ser recarregado via USB-C e conta com um par de luvas para evitar contaminação e contato com a urina.

O U-Scan será lançado na Europa no segundo trimestre ao preço de 499,95 euros (aproximadamente R$ 2.900, na cotação atual).

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade