PUBLICIDADE

Afélio de 2024 acontece hoje e não traz consequências meteorológicas; entenda

Postagem com mais de 3 mil visualizações que circula nas internet diz que o afélio pode afetar o clima, no entanto, esta notícia é falsa

5 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer 'perto do Sol') é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro
O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer 'perto do Sol') é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro
Foto: freepik / Flipar

O fenômeno afélio — momento do ano em que a Terra se encontra mais afastada do Sol — está previsto para acontecer nesta sexta-feira (5). No entanto, ele não ocasionará uma diminuição da temperatura e nem prejudicará a saúde humana, ao contrário do que dizem algumas publicações da internet.

Uma postagem com mais de 3 mil visualizações que circula nas redes sociais desde 2022 diz que o afélio pode afetar o clima, no entanto, esta notícia é falsa, conforme checado e publicado pela agência AFP.

“A partir de amanhã às 05:27 horas vivenciaremos o FENÔMENO APHELION. A Terra estará muito longe do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas PODEMOS sentir o seu impacto. Isso vai durar até o mês de agosto. Teremos tempo frio, MAIS DO QUE SEMPRE FRIO, o que resultará em gripe, tosse, dificuldade para respirar, etc”, diz a publicação falsa.

Segundo o guia astronômico InTheSky.org, a Terra alcança o afélio exatamente às 2h06 da manhã (pelo horário de Brasília), quando estiver a 1,0167 unidades astronômicas (UA) do Sol – o equivalente a 152.093.163 km de distância.

O que é afélio?

"O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer 'perto do Sol') é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro", disse à BBC Mundo Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, em Tenerife, na Espanha.

"No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol."

A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita - e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol.

O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade