Água enlatada feita de ar e luz solar será comercializada nos EUA
Empresa Source, que fabrica painéis solares que produzem água potável a partir da umidade do ar, planeja lançar a marca até setembro
A empresa norte-americana Source, que fabrica painéis solares que produzem água potável a partir da umidade do ar, planeja lançar uma marca de águas enlatadas para consumo.
A água destilada do ar estará disponível para compra nos Estados Unidos ainda este ano, e o objetivo da marca é promover “hidropanéis” movidos a energia solar que fornecem um método fora da rede para produzir água potável.
A água será vendida em latas e garrafas de alumínio recicláveis.
Como são produzidas?
Sediada no estado do Arizona, a empresa utiliza energia solar para alimentar ventiladores que extraem vapor de água do ar. Uma substância absorvente de água, conhecida como dessecante, retém a umidade, antes que a energia solar do painel libere a umidade em uma área de coleta dentro do painel.
Em seguida, a água destilada é enviada para um tanque pressurizado, onde o pH é ajustado e minerais como cálcio e magnésio são adicionados.
“Basicamente, estamos destilando o ar, então obtemos água pura e destilada como resultado”, disse Cody Friesen, da Source, ao portal New Scientist.
Cada painel pode produzir até 3 litros de água potável por dia, aproximadamente a ingestão média diária de uma pessoa. O processo funciona efetivamente mesmo em condições quentes e áridas, como o Arizona, diz Friesen.
Segundo a publicação, a Source pretende reduzir radicalmente o preço dos painéis nos próximos anos, para tornar a produção local de água mais acessível.
A empresa também opera uma “fazenda de água” na Flórida, que produz 3.000 litros de água por dia usando seu conjunto de painéis. Ela planeja vender essa água ao público sob a marca Sky Wtr nos EUA em grandes varejistas a partir de agosto ou setembro de 2024.