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Ainda existia? Locadora de DVD da Netflix acaba após 25 anos

Netflix encerrará seu serviço de DVD após entregar 5,2 bilhões de exemplares

19 abr 2023 - 11h21
(atualizado às 11h46)
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Netflix encerrou serviço de entregas de DVD
Netflix encerrou serviço de entregas de DVD
Foto: BlueMint, CC BY 2.5 via Wikimedia Commons

A Netflix anunciou, na terça-feira (18), que irá encerrar o seu serviço de entregas de DVD, ativo há 25 anos em diversos países. 

Veja curiosidades

  • “Beetlejuice”, conhecido no Brasil como "Os Fantasmas Se Divertem" foi o primeiro DVD lançado pela empresa, em março de 1998;
  • O mais solicitado foi o filme “Um Sonho Impossível”, estrelado por Sandra Bullock;
  •  E a empresa enviou mais de 5,2 bilhões de DVDs ao longo dos anos;
  • O serviço atendeu a mais de 40 milhões de clientes únicos.

Antes de abalar o mundo do entretenimento com uma verdadeira revolução nas plataformas de streaming, a Netflix tinha como modelo de negócio a entrega por correio dos exemplares físicos de filmes a assinantes. Em seu auge, em 2010, a empresa chegou a ter 20 milhões de assinaturas do serviço de DVD.

Em um comunicado, o co-CEO Ted Sarandos afirmou que "o objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio [de mídia física] continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil. Portanto, queremos sair em alta e enviaremos nossos discos finais em 29 de setembro de 2023". 

Netflix quer cobrar "taxa do ponto extra" em todo o mundo até junho

O anúncio do encerramento do serviço de DVDs ocorre em momento que a Netflix enfrenta diversos desafios, incluindo possíveis greves de roteiristas, aumento da concorrência de streaming e pressões financeiras.

Na divulgação de resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023, a empresa anunciou que não desistiu de cobrar a "taxa do ponto extra" dos usuários e já mira em adicionar a funcionalidade em mais países até o meio do ano.

Com a funcionalidade, a Netflix passa a cobrar uma taxa extra de perfis compartilhados em diferentes lares. De acordo com a empresa, os resultados observados nos mercados que já possuem a taxa foram bastante satisfatórios.

Até o momento, na América Latina, Argentina, República Dominicana, El Salvador, Guatemala e Honduras já possuem a "taxa do ponto extra". Chile, Costa Rica e Peru foram as primeiras regiões do mundo a receber a cobrança por "membro extra", em março de 2022.

Neste caso, porém, a limitação não era restrita a um lar. Nova Zelândia, Canadá, Portugal e Espanha também já possuem o serviço.

Ainda não há previsão para o Brasil receber a taxa — atualmente, a mensalidade por aqui custa entre R$ 18,90 e R$ 55,90.

Fonte: Redação Byte
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