Ainda indeciso nas eleições? Veja sites e apps para escolher candidatos
Plataformas permitem comparação entre candidatos e fornecem dados sobre a atuação de deputados e senadores em busca da reeleição
Se você ainda não decidiu em quem vai votar neste domingo (2) nas eleições para presidente, senador e deputados estadual e federal, ou se quer se informar mais sobre os candidatos que escolheu, alguns sites e aplicativos podem ajudar bastante.
Alguns mostram de maneira fácil e rápida os bens declarados pelos candidatos, quanto gastaram na campanha e a origem desse financiamento. Outros exibem o histórico político do candidato, com informações até sobre como votaram os deputados federais e os senadores que querem se reeleger. Veja, abaixo, algumas das principais plataformas que podem auxiliar na decisão do voto.
Quem Foi Quem
Desenvolvido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o portal Quem Foi Quem pode ser usado para saber como cada deputado federal ou senador votou em algumas das propostas de maior interesse para a sociedade. Também é possível ver em quantas delas ele se ausentou. Assim, o eleitor pode decidir se votará ou não em um candidato que almeje a reeleição.
Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (TSE)
Neste portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível encontrar informações sobre todas as candidaturas. Uma das ferramentas permite a comparação entre receitas e despesas de candidatos. Também é possível conferir os principais doadores e fornecedores contratados por cada candidato.
App Eleições 2022
Com este aplicativo, disponível para Android, é possível consultar candidatos por região do país, conferir seus bens declarados, histórico político e outras informações, além de salvar aqueles em que pretende votar. Lembre-se que não é permitido levar o celular consigo para a urna eletrônica.
Aplicativos da Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral disponibilizou quatro aplicativos que podem ser usados pelo eleitor.
O e-Título (Android | iOS) é uma via digital do título eleitoral e também pode ser usado para consultar o local de votação e emitir certidões de quitação eleitoral.
Já o Boletim na Mão (Android | iOS) disponibiliza todo o conteúdo dos boletins de urna (documentos que contêm o total dos votos recebidos pelos candidatos em cada seção).
No aplicativo Resultados (Android | iOS), por sua vez, é possível acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato.
E com o app Pardal (Android | iOS), o eleitor pode denunciar propaganda eleitoral irregular por meio do envio de fotos ou vídeos. Ele ultrapassou pela primeira vez, desde que foi lançado, em 2014, a média diária de 1 mil notificações, no intervalo de uma semana. Entre 19 a 25 de setembro de 2022, foram realizadas 1.025 denúncias por dia de práticas eleitorais indevidas ou ilegais por meio do aplicativo.